COVID-19: vacina da Moderna produz mais anticorpos que a da Pfizer, indica estudo
A vacina da Moderna gera 2,7 vezes mais anticorpos contra o SARS-CoV-2 que a da Pfizer/BioNTech. É o que diz um estudo publicado na última segunda-feira (30), no periódico científico JAMA Network. Para chegar a esses dados, foram coletadas amostras de sangue de 1.647 mil profissionais da saúde do hospital Hospital East Limburg, na Bélgica, antes e após a imunização.
A análise foi comparativa: 688 voluntários receberam a imunização da Moderna e 959 receberam a da Pfizer. De acordo com os autores da pesquisa, o imunizante da Moderna produziu 3.600 unidades de anticorpos por ml nas amostras, enquanto a da Pfizer produziu 1.400 unidades por ml.
Os cientistas sugerem que a diferença nos níveis de anticorpos gerados pode ser explicada pelo maior tempo de espera entre as doses da Moderna e a possibilidade de haver maior concentração de mRNA, em comparação com a da Pfizer. No entanto, ainda não é possível afirmar se há relação entre essa descoberta e um possível aumento da imunidade.
Link do artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.