Dot.lib

(Fonte: iStock) (Fonte: iStock)
COVID-19: jovens podem inalar grande quantidade de dióxido de carbono pelo uso de máscaras
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 05/08/2021
  • Crianças, JAMA Pediatrics, Pediatria, DotLib

Um estudo realizado por cientistas alemães e publicado em junho no periódico JAMA Pediatrics indica alta concentração de dióxido de carbono (CO2) em jovens pelo uso da máscara contra o COVID-19. A pesquisa foi realizada com 45 voluntários, entre 6 e 17 anos, e consistiu no uso de máscaras FFP2 e outro modelo (não especificado) por três minutos. Após o monitoramento das vias respiratórias dos pacientes, o resultado apontou que crianças mais novas são as que mais inalam CO2.

Um dos voluntários, de 7 anos, chegou a registrar cerca de 25.000 partes por milhão (ppm) da molécula, quando a média de inalação considerada para o estudo era de 13.120 a 13.910 ppm. Apesar dos níveis elevados, especialistas acreditam que essa quantidade não causa prejuízos a longo prazo na saúde dos jovens. Para o diretor de terapia respiratória do hospital Lucile Packard Children's (EUA), a explicação para o fenômeno pode estar na adaptação ao equipamento.

“É importante reconhecer que leva algum tempo para acomodar a máscara e talvez seja o caso quando as crianças colocaram a máscara pela primeira vez”, afirma o médico. Os cientistas que participaram do estudo admitem suas limitações — como curto prazo e poucos voluntários — e que mais pesquisas acerca do tema são necessárias. No entanto, eles enfatizam a importância do uso de máscaras e da vacinação contra o COVID-19.

Link para o artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.