Dot.lib

O imunizante da Oxford/AstraZeneca foi um dos avaliados no estudo (Fonte: iStock). O imunizante da Oxford/AstraZeneca foi um dos avaliados no estudo (Fonte: iStock).
COVID-19: eficácia da 1ª dose das vacinas pode cair até 19% contra a variante Delta, afirma estudo
  • Notícia
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 17/08/2021
  • Variante Delta, NEJM, DotLib, Vacinas

Um artigo publicado na última quinta-feira (12) no periódico New England Journal of Medicine (NEJM) indica que a eficácia da 1ª dose das vacinas contra COVID-19 pode cair até 19% diante da variante Delta, também denominada B.1.617.2. O estudo — que avaliou os imunizantes da Pfizer/BioNTech e da Oxford/AstraZeneca — foi liderado pelos pesquisadores da Public Health England, a agência governamental de saúde pública do Reino Unido, onde houve aumento de casos da cepa.

Os dados são referentes aos casos sintomáticos de 150 mil pessoas infectadas pela variante e que foram total ou parcialmente imunizadas com uma das duas vacinas, além de 93 mil não vacinados. A partir disso, a análise concluiu que ambos os imunizantes tiveram eficácia de 30,7% contra a delta e 48,7% contra a alfa na primeira dose. Na segunda, a eficácia da Pfizer subiu 88% contra a variante delta e 93,7% contra a alfa; já o da AstraZeneca teve o pior desempenho: 67% e 74,5%, respectivamente.

As mutações da proteína spike tornam a cepa uma variante de preocupação, segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Originalmente identificada na Índia em outubro de 2020, a variante B.1.617.2 se espalhou rapidamente pelo mundo e, em maio deste ano, já estava presente em mais de 40 países. O Centro de Controle de Doenças (CDC) norte-americano afirmou recentemente que a variante delta é tão transmissível quanto a catapora.

Link do artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.