Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
COVID-19: 4 cursos gratuitos para profissionais de enfermagem
  • Artigo
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 23/09/2020
  • American Association of Critical Care Nurses, ventilação mecânica, enfermagem

Em tempos de pandemia de COVID-19, o trabalho desenvolvido pelos profissionais da enfermagem enfermeiros, auxiliares e técnicos conquistou mais notoriedade e reconhecimento mundial. São eles que estão diariamente cuidando e acompanhando todo processo de tratamento dos pacientes infectados pelo novo coronavírus desde a triagem até a recuperação.  

Além disso, o ano de 2020 foi decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Ano Internacional da Enfermagem”, com o objetivo de reconhecer o compromisso e dedicação desses profissionais no cuidado dos pacientes. Assim como defender mais investimentos para que possam melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

Para fortalecer a qualificação profissional da classe neste momento de crise, organizações de saúde estão oferecendo capacitações on-line e gratuitas. A seguir, separamos 4 cursos sobre COVID-19 com temáticas voltadas para os enfermeiros que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus. 

1 - Curso de Ventilação Mecânica Básica

A ventilação mecânica é um método utilizado, através de um aparelho, no paciente que está com dificuldades para respirar por vias normais devido a fatores, como a COVID-19. São diversos modos ventilatórios convencionais e, para o profissional de enfermagem, é fundamental ter conhecimento de como funciona cada um deles para minimizar riscos no manejo durante o cuidado com o enfermo.

Para capacitar esses profissionais de saúde no aprimoramento nesta área, o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein está oferecendo o curso de “Ventilação Mecânica Básica”. Ele está sendo disponibilizado na modalidade on-line e é composto de 4 módulos — Princípios da Ventilação Mecânica, Modos Ventilatórios da Ventilação Mecânica, Modos Ventilatórios Convencionais e Cuidados durante a Ventilação Mecânica no COVID-19. 

Clique aqui para realizar a sua inscrição.

2 - Curso de Emergências Respiratórias - Ventilação Artificial

O Centro Universitário Internacional (Uninter) está oferecendo a capacitação Emergências Respiratórias: Ventilação Artificial na modalidade EAD, com carga horária de 60 horas/aula. O curso é dividido em 4 módulos abordando assuntos como: Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório; Controle Neurológico da Respiração; Diferentes Suportes Ventilatórios; Análise Gráfica das Curvas Ventilatórias (Pressão, Fluxo e Volume), entre outros.

Seu objetivo é atualizar os profissionais de saúde sobre os conhecimentos necessários ao manejo do paciente em situação de emergência das vias respiratórias. Além disso, contribuir com as iniciativas que vêm sendo realizadas para combater a propagação do vírus . No final da capacitação é disponibilizado um certificado mediante a realização de uma avaliação, sendo necessário obter nota mínima de 70 para ser aprovado. 

Para realizar a sua inscrição, clique aqui

3 - Capacitação para Equipe de Enfermagem ao enfrentamento ao novo coronavírus: COVID-19 no Ambiente Hospitalar

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, em parceria com a empresa Johnson&Johnson, está disponibilizando um curso totalmente on-line e específico para a área de enfermagem. O curso tem duração de 15 semanas, com carga horária de 100 horas,  abrangendo temas como: Cuidados à pacientes em Unidade de Internação, Pronto Atendimento e Unidade de Terapia Intensiva, Segurança do paciente, da equipe de saúde e da população.

O curso está disponível para os profissionais que atuem em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, através da plataforma inova.eadhaoc.org.br. Por ser EAD, cada aluno pode definir o melhor horário para acessar os conteúdos e assistir às aulas virtuais e ao final de cada módulo o aluno receberá um certificado. As inscrições neste curso estarão abertas até o dia 31 de dezembro de 2020.

Caso tenha interesse em participar, clique aqui.

4 - Curso de COVID-19 Pulmonar, ARDS e Recursos Ventiladores 

Com a proposta de garantir que os profissionais da área de enfermagem tenham conhecimento necessário para cuidar dos pacientes com COVID-19, a editora American Association of Critical Care Nurses (AACN) está oferecendo o curso “COVID-19 Pulmonar, ARDS e Recursos Ventiladores” (em inglês, COVID-19 Pulmonary, ARDS and Ventilator Resources). A capacitação é on-line, dividida em 5 módulos, em inglês e disponível 24 horas.

Os módulos do cursos abordam temas como: Administrar cuidados para pacientes que requerem intubação endotraqueal ou ventilação mecânica invasiva e ventiladores para solução de problemas; Gerenciar pacientes em ventilação mecânica, incluindo testes de despertar espontâneo, bloqueio neuromuscular, prevenção de complicações, desmame da ventilação e extubação, entre outros. 

Para efetuar a sua inscrição, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.