Covaxin: BMJ publica compilado de dados sobre o que sabemos do imunizante
A nova vacina contra a COVID-19, desenvolvida pela farmacêutica indiana Bharat BioTech em colaboração com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica, vem gerando preocupação entre membros da comunidade científica por conta do reduzido número de informações. Isso levou a BMJ a lançar um compilado de estudos que resumem as informações disponíveis sobre a vacina.
Aprovada em caráter emergencial na Índia, o imunizante age através da partícula viral SARS-CoV-2 infecciosa completa, representando uma casca de proteína na qual o RNA é envolto. No entanto, o vírus é modificado de forma que seja impedido de se replicar e não requeira armazenamento em temperaturas extremamente baixas.
O principal regulador de medicamentos da Índia, O Comitê Central de Medicamentos e Padrões (CDSCO), emitiu a aprovação de emergência para Covaxin em 3 de janeiro de 2021. Entretanto, os ensaios clínicos de fase III ainda estão em andamento e os estudos de fase II não estão publicados. Até o momento, a Índia já está inoculando a vacina em pessoas com mais de 60 anos saudáveis e em pessoas com mais de 45 anos com comorbidades. A comunidade científica insiste, no entanto, que ainda faltam serem apresentadas mais informações sobre sua eficácia e segurança para aqueles que forem inoculados com o imunizante. Confira o compilado de informações disponíveis elaborado pela BMJ.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.