Confira os artigos mais lidos do JAMA Clinical Pharmacy Collection em maio
Com o intuito de sempre trazer o que há de melhor e mais atual na pesquisa científica, a Dot.Lib passará a trazer mensalmente os conteúdos open access mais lidos nos melhores periódicos de Farmácia e Farmacologia. A seguir, confira os artigos mais lidos do JAMA Clinical Pharmacy Collection em maio.
1) Aspirina no tratamento de aneurisma da aorta abdominal
Estudos pré-clínicos sugerem que aspirina tem potencial de retardar a progressão do aneurisma da aorta abdominal (AAA) e de prevenir sua ruptura. No entanto, os cientistas afirmam que faltam evidências sobre o benefício clínico do medicamento nos quadros de AAA em pesquisas com humanos. O artigo “Antiplatelet Therapy, Abdominal Aortic Aneurysm Progression, and Clinical Outcomes” sugere que o uso de aspirina foi associado à progressão mais lenta da AAA e mostrou um perfil de segurança favorável em um estudo retrospectivo.
2) Comparação de terapias pós-implante de stent
Outro estudo, publicado em março deste ano, comparou os efeitos da monoterapia com inibidor P2Y12 com os da terapia antiplaquetária dupla após implantação de um stent farmacológico em pacientes com doença arterial coronariana. Os resultados foram publicados no artigo “P2Y12 Inhibitor Monotherapy vs Dual Antiplatelet Therapy After Deployment of a Drug-Eluting Stent”.
3) Comparação de terapias em acidentes vasculares cerebrais
A terapia antiplaquetária dupla (TAPD) mostrou ser uma opção de tratamento eficaz para AVC isquêmico agudo menor (não incapacitante). Esta conclusão é baseada em ensaios que incluem ataque isquêmico transitório (AIT) e acidente vascular cerebral leve; entretanto, essas duas condições podem ser diferentes. O estudo “Comparison of Dual Antiplatelet Therapies for Minor, Nondisabling, Acute Ischemic Stroke” concluiu que a combinação de TAPD com ticagrelor e aspirina se mostrou mais eficaz entre pacientes com AVC leve do que em pacientes com AIT.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.