Dot.lib

Confira lista com cursos de formação e aprimoramento profissionais em cinco áreas médicas e da Saúde (imagem: Canva). Confira lista com cursos de formação e aprimoramento profissionais em cinco áreas médicas e da Saúde (imagem: Canva).
Cinco cursos online para profissionais das Ciências da Saúde
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 15/06/2022
  • Cursos online, DotLib, Editorial Medica Panamericana

Não é de hoje que a evolução tecnológica tem feito avançar, a passos largos, as descobertas dentro da Medicina e demais áreas das Ciências da Saúde. Desse modo, é importante que os profissionais desses setores se mantenham sempre atualizados e por dentro das melhores práticas baseadas nas últimas evidências.

Pensando nisso, a equipe Dot.Lib selecionou cinco cursos de diversas especialidades com o selo de qualidade da Editorial Medica Panamericana, em parceria com as mais renomadas universidades da América Latina e Europa, para enriquecer seu currículo profissional e melhorar seu desempenho clínico e acadêmico. Veja a seguir:

1) Dermatologia para pediatras

Imagem: Canva

Duração: 8 semanas

Especialidades indicadas: Pediatria clínica ou ambulatorial, Clínica-Geral e Medicina Familiar.

Este curso foi desenvolvido sobre dois fundamentos essenciais: conteúdo funcional e com praticidade para pediatras ambulatoriais. A seleção temática prioriza as dermatoses mais frequentes e a didática enfatiza ferramentas de diagnóstico, alertas de encaminhamento e terapêutica interdisciplinar.

A abordagem inclui duas modalidades: apresentação de caso e exercício de diagnóstico diferencial. Ambas as formas são construídas em um amplo espectro de imagens e no fim de cada tópico há uma avaliação na qual o aluno poderá demonstrar sua compreensão do tópico.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

2) Especialista em Fisioterapia no Paciente com Lesão Medular

Imagem: Canva

Duração: 6 meses

Especialidade indicada: Fisioterapia

Este curso reúne resultados obtidos por acompanhamento de profissionais que tratam pacientes com possuem lesão medular. O especialista terá uma visão multidisciplinar e integradora de fisioterapeutas, médicos de reabilitação, neurologistas, terapeutas ocupacionais e bioengenheiros com vasta experiência e de diferentes centros de referência neste tipo de lesão.

O programa do curso está dividido em cinco módulos que abordam aspectos gerais: lesão medular, fisioterapia em suas diferentes fases, a abordagem, os métodos e técnicas específicas de intervenção. Ao fim, o aluno será capaz de avaliar os aspectos clínicos mais importantes para um paciente com lesão medula espinhal, estabelecer objetivos terapêuticos e determinar o prognóstico de recuperação ou independência funcional que será capaz de alcançar dependendo do nível e das características clínicas da lesão.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

3) Mestrado em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Imagem: Canva

Duração: 12 meses

Especialidades indicadas: Otorrinolaringologia e suas subespecialidades (Otologia Pediátrica, Otoneurologia, Rinologia, Laringologia, Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia)

Este mestrado inclui um programa de ensino atualizado e estruturado em oito módulos que correspondem às principais seções funcionais da especialidade e um módulo final dedicado à Dissertação de Mestrado. O curso revisa todas as áreas de ORL e Cirurgia Cabeça e Pescoço com material didático inovador para fácil compreensão que inclui videoaulas e iconografia como complemento, casos clínicos ilustrativos, atividades de autoavaliação, leituras recomendadas e vídeos ilustrativos de técnicas cirúrgicas em tópicos de cirurgia.

A estrutura deste mestrado de abordagem multidisciplinar permite a aquisição de conhecimentos progressivamente, desde os aspectos mais básicos até os últimos avanços em otorrinolaringologia. É voltado principalmente aos profissionais que buscam fortalecer e atualizar os conhecimentos adquiridos durante a residência, familiarizar-se com as técnicas de exploração em patologia otológica, aprender novas técnicas de diagnóstico e tratamento das patologias mais frequentes da especialidade.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

4) Tratamento ortopédico-ortodôntico da mordida aberta

Imagem: Canva

Duração: 2 meses

Especialidades indicadas: Odontologia (Cirurgia Oral e Maxilofacial)

A mordida aberta anterior em crianças, assim como em jovens e adultos, representa um desafio para todos os cirurgiões-dentistas, não apenas pela sua frequente ocorrência, mas também porque seu tratamento deve contemplar diferentes aspectos da má oclusão dentária. Esses pacientes, além de apresentarem alterações dentoalveolares e esqueléticas, geralmente apresentam problemas funcionais, oclusais, estéticos e de fonação que requerem atenção e resolução.

É essencial fazer um diagnóstico adequado e revelar a etiologia da mordida aberta para selecionar e implementar o tratamento correto. A complexidade deste tema motivou a criação deste curso eminentemente clínico, cuja finalidade é proporcionar aos profissionais as diferentes alternativas terapêuticas que podem ser indicadas de acordo com a patologia e idade do paciente.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

5) Ferramentas para docentes

Imagem: Canva

Duração: 3 meses

Especialidades indicadas: Professores de qualquer especialidade da Saúde.

O principal objetivo deste curso é melhorar as competências pedagógicas do docente, otimizando a aprendizagem dos alunos com base nas características da aprendizagem de adultos. O curso descreve as características da aprendizagem de adultos e suas diferenças com a aprendizagem infantil, além de como aplicar essas características na prática regular de ensino e, dessa forma, realizar uma metodologia de ensino adequada.

Para envolver o aluno como participante ativo no seu próprio processo de aprendizagem, são desenhadas atividades que o colocam no contexto clínico habitual e fornecem ao tutor clínico ferramentas para ensinar da forma mais interativa e dinâmica possível. O curso fornece materiais textuais para download que facilitam a leitura e a compreensão do assunto. O currículo disciplinar também se baseia no uso de ferramentas online, como videoaulas e simulações de situações que ajudam o aluno a compreender e colocar em prática as melhores formas de aprender a ensinar em um contexto clínico.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

Sobre a Editorial Médica Panamericana

Imagem: Dot.Lib/Editorial Medica Panamericana

Há mais de 66 anos, a Editorial Medica Panamericana acompanha estudantes, residentes e especialistas da área de Ciências da Saúde em todas as suas etapas de formação. A editora disponibiliza publicações de qualidade, formação de pós-graduação credenciada por universidades de prestígio e soluções digitais adaptadas às necessidades dos profissionais de saúde na Espanha e na América Latina.

Desde a sua criação já publicou mais de 3.000 títulos, possui uma plataforma de e-learning eficiente e intuitiva com mais de 500 cursos de pós-graduação e lançou uma inovadora Experiência de Aprendizagem Virtual (EVA®), baseada em ensino adaptativo e um sistema de Inteligência Artificial para preparar oposições e exames para acesso à residência.

Se você quiser saber mais sobre esses e outros conteúdos e produtos da Editorial Medica Panamericana, contate-nos pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.