Cientista norte-americano cria canudo que alivia soluços em mais de 90% dos casos
O cientista e professor de neurocirurgia na Universidade do Texas, Ali Seifi, criou um canudo específico para o combate aos soluços. Ao ser testado em 249 pessoas, o Hicc Away, seu nome comercial, solucionou mais de 90% dos casos. O objetivo é que o dispositivo seja uma solução mais acessível, rápida e eficiente do que as caseiras e improvisadas para quem sofre com os espasmos. O estudo, desenvolvido e assinado em conjunto com outros pesquisadores, foi publicado no periódico científico JAMA Open Network.
O canudo é reutilizável e sua estrutura é composta por um plástico rígido em formato de “L”, com encaixe para a boca na parte superior e com uma válvula de pressão na parte inferior a ser submersa em água. Esta válvula, que é ajustável para adultos e crianças, é o segredo de sucesso do canudo: ao ingerir o líquido, a pessoa sentirá resistência na sucção e deglutição, fazendo o diafragma se contrair e a epiglote se fechar, o que estimulará simultaneamente os nervos frênico e vago, responsáveis pela geração dos soluços.
Ali disse que, a princípio, o Hicc Away foi desenvolvido para aliviar os soluços em pacientes que sofrem com o sintoma em decorrência de lesões neurológicas. Porém, o produto também é eficaz em casos mais simples, como soluços gerados por rápida ingestão de alimentos e bebidas em grande quantidade. Apesar de ser o primeiro dispositivo com validação científica para este fim, os primeiros testes foram baseados em relatos subjetivos e sem comparações com grupo de controle.
Link do artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.