Dot.lib

Dispositivo promete aliviar soluços de diferentes causas (Imagem: iStock) Dispositivo promete aliviar soluços de diferentes causas (Imagem: iStock)
Cientista norte-americano cria canudo que alivia soluços em mais de 90% dos casos
  • Notícia
  • Tecnologia, Ciências da Saúde
  • 07/07/2021
  • JAMA, Canudo, Pesquisa, DotLib, Soluço

O cientista e professor de neurocirurgia na Universidade do Texas, Ali Seifi, criou um canudo específico para o combate aos soluços. Ao ser testado em 249 pessoas, o Hicc Away, seu nome comercial, solucionou mais de 90% dos casos. O objetivo é que o dispositivo seja uma solução mais acessível, rápida e eficiente do que as caseiras e improvisadas para quem sofre com os espasmos. O estudo, desenvolvido e assinado em conjunto com outros pesquisadores, foi publicado no periódico científico JAMA Open Network.

O canudo é reutilizável e sua estrutura é composta por um plástico rígido em formato de “L”, com encaixe para a boca na parte superior e com uma válvula de pressão na parte inferior a ser submersa em água. Esta válvula, que é ajustável para adultos e crianças, é o segredo de sucesso do canudo: ao ingerir o líquido, a pessoa sentirá resistência na sucção e deglutição, fazendo o diafragma se contrair e a epiglote se fechar, o que estimulará simultaneamente os nervos frênico e vago, responsáveis pela geração dos soluços.

Ali disse que, a princípio, o Hicc Away foi desenvolvido para aliviar os soluços em pacientes que sofrem com o sintoma em decorrência de lesões neurológicas. Porém, o produto também é eficaz em casos mais simples, como soluços gerados por rápida ingestão de alimentos e bebidas em grande quantidade. Apesar de ser o primeiro dispositivo com validação científica para este fim, os primeiros testes foram baseados em relatos subjetivos e sem comparações com grupo de controle.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.