Dot.lib

(Fonte: iStock) (Fonte: iStock)
BMJ publica artigo aberto sobre desinformação em torno da COVID-19 no Brasil
  • Notícia
  • COVID-19
  • 07/10/2021
  • Desinformação, BMJ Open Science, DotLib

O British Medical Journal (BMJ) Open Science publicou um position paper (ou posicionamento) acerca da desinformação sobre a pandemia de COVID-19 no Brasil. O periódico científico também fez críticas aos estudos clínicos que embasam as notícias falsas e cujas mudanças na metodologia podem ter induzido os testes e seus resultados ao erro. Para isso, o periódico citou o exemplo da indicação da hidroxicloroquina e da azitromicina no tratamento contra a COVID-19.

De acordo com o periódico, tanto o estudo realizado por cientistas brasileiros quanto o respectivo artigo — ambos sobre os testes realizados em pacientes com a doença em fase inicial e que foram tratados com esses medicamentos — apresentavam falhas metodológicas sérias. Entre os apontamentos estão: a não randomização dos pacientes; a inclusão de pacientes no estudo sem teste para a COVID-19 e com sintomas semelhantes aos da gripe; a falta de clareza sobre os motivos das hospitalizações e óbitos, entre outros.

Sobre a produção científica pós-pandêmica em todo o mundo, foram observadas as seguintes características: em geral, os estudos foram realizados com pequenas amostras; houve acúmulo de evidências empíricas comparado aos estudos pré-pandêmicos; a aprovação dos artigos, desde a submissão até a publicação, foi acelerada e os critérios qualitativos na revisão pelos pares se modificaram ao longo da pandemia. Além disso, existem evidências empíricas de que alguns ensaios clínicos realizados durante a pandemia foram duplicados ou são, segundo o periódico, “implausíveis”.

Link do posicionamento completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.