Dot.lib

Comparada à Delta, a variante atual dificilmente evolui para quadros de hospitalização ou óbito (Imagem: iStock). Comparada à Delta, a variante atual dificilmente evolui para quadros de hospitalização ou óbito (Imagem: iStock).
BMJ: Ômicron bate recorde semanal de infecções por COVID-19 pelo mundo
  • Notícia
  • COVID-19
  • 18/01/2022
  • OMS, British Medical Journal, Variante Ômicron, DotLib

O relatório epidemiológico semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que o número de infecções pela variante Ômicron da COVID-19 aumentou em 71% em todo o mundo entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro deste ano, conforme relatado na matéria do British Medical Journal (BMJ). A alta nos casos é atribuída ao relaxamento de medidas preventivas como o distanciamento social (e isolamento, nos casos de infecção) e o uso de máscaras. Além disso, as mutações da atual variante aumentaram sua capacidade de aderência às células humanas e de escape da imunidade decorrente de infecções anteriores e das vacinas.

Cerca de 9,5 milhões de novos casos da doença foram registrados — o número mais alto até o momento — e houve uma reversão acentuada do declínio constante que tem sido registrado desde outubro de 2021. As infecções semanais aumentaram 65% na Europa, 78% no sudeste da Ásia e 100% nas Américas. De acordo com a líder técnica para assuntos de COVID-19 do Programa de Emergências em Saúde da OMS, Maria Van Kerkhove, foi possível detectar a relação desses casos com a variante atual graças aos sistemas de sequenciamento genético eficientes de alguns países.

Evidências crescentes de estudos científicos internacionais mostram que a variante Ômicron dificilmente evolui para o óbito ou para quadros graves que necessitem de hospitalização, se comparada à Delta. Ainda que os casos tenham aumentado em todos os continentes, as mortes diminuíram. A África figura como exceção, uma vez que os óbitos nesse continente aumentaram 22% em relação à semana anterior, segundo os dados da OMS.

Link para a matéria completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.