Dot.lib

Maior pesquisa já realizada sobre o tema analisou informações de saúde de 25 mil pessoas de um banco de dados britânico (imagem: iStock). Maior pesquisa já realizada sobre o tema analisou informações de saúde de 25 mil pessoas de um banco de dados britânico (imagem: iStock).
BMJ: fármacos esteroides podem alterar estrutura e volume cerebrais
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 08/09/2022
  • BMJ, Cérebro, DotLib, Esteroides, Neurologia

Um estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) e realizado por pesquisadores da Universidade de Leiden, na Holanda, concluiu que medicamentos esteroides — utilizados por pacientes de doenças inflamatórias, como asma, rinite e lúpus — podem alterar a estrutura e volume do cérebro. Trata-se da maior pesquisa realizada sobre o tema, com informações de saúde de 25 mil pessoas, consultadas em um banco de dados britânico.

Os medicamentos esteroides estão entre os mais prescritos do mundo e possuem uma série de efeitos colaterais, especialmente quando usados de forma crônica. As complicações podem ser metabólicas, cardiovasculares e musculoesqueléticas, além de neuropsiquiátricas. A investigação partiu da observação de efeitos como ansiedade, depressão, mania e delírio, observados com frequência após o uso prolongado desse tipo de fármaco.

Os pesquisadores analisaram exames de ressonância magnética cerebral de 222 pessoas que usavam esteroides sistêmicos (em comprimido) e de 557 que utilizavam a forma inalatória, como as "bombinhas" para asma. As imagens foram comparadas a de 24.106 não usuários desse tipo de medicamento. De acordo com o estudo, nenhum dos participantes foi previamente diagnosticado com distúrbios neurológicos, psiquiátricos, hormonais ou estava tomando remédios psiquiátricos.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.