BMJ: estudo sugere que atividade física reduz em 50% volume de sangramento intracerebral
Uma pesquisa feita pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, sugere que a prática regular de atividades físicas pode diminuir em 50% o volume de sangramento nos casos de pacientes com histórico de hemorragia intracerebral, a forma mais grave de acidente vascular cerebral (AVC). Os resultados foram publicados no periódico Stroke and Vascular Neurology, do British Medical Journal (BMJ). De acordo com os estudiosos, algo semelhante foi observado em animais, mas este é o primeiro estudo sobre o tema realizado em humanos.
Os cientistas avaliaram 686 pessoas tratadas pela complicação no Hospital Universitário de Sahlgrenska entre 2014 e 2019. A causalidade não foi identificada, mas os que relataram fazer atividade física regular por, no mínimo, quatro horas semanais, tiveram hemorragias menores do que os que afirmaram ser sedentários. Entre os exercícios relatados estavam caminhar, andar de bicicleta, nadar, jardinagem ou dançar. Vale lembrar que o risco de sequelas graves (ou mesmo de morte) aumenta com a extensão do sangramento, bem como da pressão causada no cérebro.
O benefício foi observado em todo o cérebro, especialmente nas regiões profundas, frequentemente associadas à pressão alta, e nas regiões superficiais, ligadas a condições relacionadas à idade, como demência. Os pesquisadores esperam que os “achados contribuam para uma compreensão mais profunda das hemorragias intracerebrais e auxiliem no desenvolvimento de medidas preventivas mais eficazes”.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.