Dot.lib

Técnica é aliada dos pacientes com Doença de Parkinson há mais de uma década (imagem: Canva). Técnica é aliada dos pacientes com Doença de Parkinson há mais de uma década (imagem: Canva).
BMJ: estimulação cerebral profunda reduz pela metade sintomas em casos graves de TOC
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 29/11/2022
  • BMJ, Dot.Lib, Estimulação cerebral, TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Tratamento

Um artigo de revisão publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry, um periódico da BMJ, atestou que a estimulação cerebral profunda (ou DBS, em inglês) é eficaz em pacientes diagnosticados com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) nos quais os medicamentos e a psicoterapia têm pouco ou nenhum efeito. Há, pelo menos, uma década a técnica é conhecida por trazer benefícios aos pacientes com Parkinson.

Os pesquisadores revisaram e ajustaram os resultados de 34 ensaios clínicos publicados entre 2005 e 2021. Ao todo, foram coletados dados de 352 adultos com idade média de 40 anos, todos diagnosticados com TOC grave e resistente ao tratamento padrão. Em pelo menos 23 estudos, os pacientes relataram que sintomas relacionados ao TOC como a depressão maior e o transtorno de ansiedade e de personalidade persistiram por cerca de 24 anos.

No entanto, após a aplicação e o monitoramento da estimulação profunda cerebral nestes pacientes por dois anos, os cientistas constataram uma diminuição de 47% nesses sintomas persistentes. Em uma avaliação secundária, houve uma resolução completa dos sintomas em metade dos voluntários e uma resposta parcial positiva ao DBS em mais 16%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 3% da população mundial convive com o transtorno obsessivo compulsivo.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.