Dot.lib

Confira cinco obras literárias dos selos da Companhia das Letras que compreendem uma visão historiográfica, social, política e econômica da emancipação brasileira  (imagem: "Independência ou Morte", de Pedro Américo; reprodução/internet). Confira cinco obras literárias dos selos da Companhia das Letras que compreendem uma visão historiográfica, social, política e econômica da emancipação brasileira (imagem: "Independência ou Morte", de Pedro Américo; reprodução/internet).
Bicentenário da Independência do Brasil: 5 livros para entender a data
  • Artigo
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • 16/09/2022
  • Bicentenário da Independência, Companhia das Letras, DotLib, Independência do Brasil

Há 200 anos, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, o imperador Dom Pedro I deu o grito que entrou para a história como o brado de liberdade de uma nascente nação: “Independência ou morte!”. Desde então, o Brasil tem lutado para manter sua soberania diante das infindáveis adversidades internas e externas, culturais ou temporais.

Em homenagem a este feito tão importante, a equipe Dot.Lib selecionou cinco livros que mostram como os cenários político, econômico, social e cultural convergiram para que o Brasil se tornasse uma nação independente e uma potência do hemisfério sul.

1. “O Sequestro da Independência” (2022)

Autores: Carlos Lima Junior, Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf

Capa do livro O Sequestro da Independencia

Imagem: Grupo Companhia das Letras.

A versão oficial do Sete de Setembro, ainda com viés europeu, masculino, pacífico e unificador, segundo os autores. Dessa forma, o livro traz uma análise de como se deu a longa e conflituosa emancipação política do Brasil, seus diversos atores e regiões nas quais se desenrolou o processo, tomando como ponto de partida o famoso quadro “Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, e uma farta coleção imagética.

A obra revela detalhes até então despercebidos pelos historiadores e que explicam em profundidade alguns dos mais importantes episódios que sucederam o rompimento com a Coroa portuguesa e o nascimento do império brasileiro, como as tensões do Segundo Reinado, as rivalidades entre Rio de Janeiro e São Paulo, passando pelos regimes ditatoriais e chegando ao governo atual.

A leitura revisita todo o percurso histórico que contribuiu para silenciar outras narrativas possíveis para a Independência, suscitando o que os autores chamam de “uma política de sequestros”, que tem como origem o Sudeste, os paulistas e, posteriormente, os militares.

2. “Adeus, Senhor Portugal” (2022)

Autores: Rafael Cariello e Thales Zamberlan Pereira

Capa do livro Adeus Senhor Portugal

Imagem: Grupo Companhia das Letras.

Os grandes gastos, especialmente com assuntos militares como as guerras, fizeram com que, a partir do século XVIII, a crise orçamentária se tornasse um problema comum às monarquias europeias. O mesmo ocorreu com a coroa portuguesa depois das guerras napoleônicas e, novamente, com a transferência da família real para o Rio de Janeiro. Muitos servidores civis e militares estavam sem receber seus pagamentos e a emissão desenfreada de papel-moeda aumentou a inflação que, por sua vez, impactou severamente os preços dos alimentos.

O cenário que se instalou no final da década de 1810 não só gerou insatisfações dos súditos de D. João VI como foi o estopim para que revoluções dentro do Brasil eclodissem. Em Portugal, a Revolução Liberal de 1820 e 1821 poria em xeque o absolutismo do monarca ao reivindicar uma Constituição que impusesse limites às tomadas de decisão do rei sobre as decisões relacionadas ao gasto público e à cobrança de impostos.

A obra “Adeus, senhor Portugal” é um estudo minucioso, original e em constante diálogo com a historiografia sobre o período, sendo uma leitura obrigatória para quem quer entender a influência da crise econômica e das tensões sociais e políticas que culminaram no processo de emancipação do Brasil. O livro também mostra como a crise orçamentária, à época, denunciou o desgaste das instituições do Antigo Regime.

3. “Insultos Impressos” (2022)

Autora: Isabel Lustosa

Capa do livro Insultos Impressos

Imagem: Grupo Companhia das Letras.

Implantada no Brasil em 1808 e sob forte censura, a imprensa teve uma importante participação no processo da Independência. Com os novos rumos que a política tomava — de uma monarquia absolutista para uma constitucionalista — os brasileiros se mostraram mais à vontade para participar do debate público, que passou a ter mais liberdade a partir de 1821.

As discussões começaram com a oposição aos decretos das cortes de Lisboa que determinavam medidas contra os interesses do Brasil — entre elas, a volta de D. Pedro I para Portugal — e, após o Fico, se concentraram na disputa sobre qual seria o melhor projeto constitucional para o país.

“Insultos Impressos” mostra como essa nova liberdade que veio com a monarquia constituinte inspirou a produção jornalística da época. Ainda, revelou um elenco de jornalistas improvisados que trouxe para a página impressa um rico repertório de recursos retóricos, linguagens e ações.

Com o direito ao anonimato dos autores garantido por lei, personalidades como o próprio D. Pedro I, seu ministro José Bonifácio e o maior intelectual da época, o visconde de Cairu, se digladiaram com gente mais modesta como João Soares Lisboa, Luís Augusto May e o sardo Joseph Stephano Grondona, produzindo a impressionante polifonia retratada na obra da historiadora Isabel Lustosa.

4. “O Jornal e o Livro” (edição de 2011)

Autor: Machado de Assis

Capa do livro O Jornal e o Livro

Imagem: Grupo Companhia das Letras.

Se a sugestão anterior fala sobre a influência da então recém-nascida imprensa brasileira, esta está relacionada a um dos maiores nomes da literatura nacional e revelado pelo jornalismo: Machado de Assis. Os textos reunidos neste volume revelam uma faceta ainda pouco difundida da obra machadiana, célebre por seus romances, contos e poesias.

Em “O Jornal e o Livro”, o autor de obras primas como Esaú e Jacó e Dom Casmurro cede lugar ao crítico rigoroso e ao cronista atento aos temas culturais mais importantes de seu tempo. As intervenções de Machado no debate público sobre literatura fornecem juízos valiosos sobre sua própria evolução como escritor e intelectual, além de um panorama cultural do Brasil sob o Segundo Reinado.

Publicadas na imprensa carioca entre as décadas de 1850 e 1870, estas amostras do pensamento crítico do futuro autor de Memórias póstumas de Brás Cubas permitem identificar algumas das linhas mestras da primeira fase de sua produção: a recusa enfática do realismo de Émile Zola e Eça de Queirós, a publicação seriada de contos e romances no formato de folhetim e, sobretudo, a aguda consciência de escrever num país cuja recente independência política ainda não havia se consumado numa efetiva independência literária.

5. “Africanos Livres” (2017)

Autora: Beatriz Mamigonian

Capa do livro Africanos Livres

Imagem: Grupo Companhia das Letras.

Em 7 de novembro de 1831, foi promulgada a lei que proibia a importação de escravos para o Brasil e punia todos os envolvidos na atividade. O avanço legal se devia, ao menos em parte, à pressão exercida pela Coroa britânica. Apesar de ter tido impacto importante no avanço do movimento abolicionista, a imposição sancionada seria, no fim das contas, “para inglês ver”.

Em “Africanos Livres”, Beatriz G. Mamigonian toma a lei de 1831 como o eixo narrativo, ao qual se imbricam a análise da experiência dos ex-escravos, de sua administração pelo governo imperial e dos efeitos do contrabando. Baseado em pesquisa inédita, o livro avança até a campanha abolicionista na década de 1880, quando os militantes mais radicais forçaram o reconhecimento de todos os africanos ilegalmente escravizados como “africanos livres”.

Sobre o Grupo Companhia das Letras

Capa do livro Grupo Companhia das Letras

Imagem: Dot.Lib / Grupo Companhia das Letras.

Fundada em 1986, a editora paulista Companhia das Letras se tornou um grupo editorial a partir de sua junção com a carioca Objetiva, em 2015. É parte integrante do grupo Penguin Random House, atualmente o maior grupo editorial do Brasil e do mundo. Seu catálogo tem mais de 4 mil livros digitais em português dispostos em 15 selos editoriais entre os quais estão a Zahar, a Objetiva e a Alfaguara. Seu extenso conteúdo de excelência abrange as Ciências Humanas, Sociais, Artes e Literatura, atendendo às necessidades de bibliotecas de todos os públicos, do infantil até os pós-graduados.

Os títulos acima citados fazem parte do catálogo da Companhia das Letras. Se você se interessou por eles e deseja incorporá-los em sua pesquisa ou instituição, contate-nos pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais dicas como essas, siga-nos nas redes sociais, acompanhe o nosso blog e fique atento aos tutoriais em vídeo no canal oficial da Dot.Lib no Youtube, a Dotlib TV.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.