Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Bibliotecas digitais: acesso mais rápido e em qualquer lugar
  • Artigo
  • 09/08/2019
  • Bibliotecas digitais, acervos digitais, artigo cientifico, biblioteconomia, repositório digital, trabalho cientifico

A revolução digital trouxe grandes mudanças no universo editorial, como a digitalização de livros e publicações diversas. Os repositórios eletrônicos têm mais espaço, oferecem um melhor sistema de busca e representam o próximo passo no que tange a preservação da informação.

As bibliotecas digitais se destacam em relação às tradicionais por diversos fatores. Por estarem localizadas dentro do ambiente digital, com todos os seus desafios e benefícios, não possuem as mesmas restrições de tempo e espaço das bibliotecas físicas, oferecendo acesso a qualquer hora e em qualquer lugar.

A compactação do armazenamento de dados possibilita a retenção e a publicação de informações digitais, facilitando também a recuperação, o uso e a troca de recursos.

Hoje, as bibliotecas virtuais estão presentes na maioria das instituições de ensino e escritórios particulares. Conheça suas principais vantagens:

  • Acesso à informação de qualquer lugar do mundo, desde que o usuário possua acesso à internet.
  • Conteúdo quando quiser, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Múltiplos recursos, com informações sobre os livros e outras publicações.
  • O usuário pode pesquisar toda a coleção com qualquer termo (palavra, frase, título, nome, assunto, etc.).
  • Interfaces amigáveis, dando acesso fácil aos seus recursos.
  • Variedade de conteúdo com livros de diferentes áreas acadêmicas.
  • A digitalização pode melhorar a legibilidade e remover falhas visíveis, como manchas e descoloração.
  • Ganho de tempo e produtividade, com a localização instantânea de informações em milhões de páginas.
  • Leitura de textos para portadores de deficiência visual (acessibilidade).

 

Os benefícios são muitos, principalmente quando se fala da popularização dos repositórios digitais, onde surgem mais oportunidades para os profissionais que lidam diretamente com a área. Porém, é importante também falar sobre as novas competências e habilidades necessárias. 

Desafios do bibliotecário

O novo cenário que se apresenta para o profissional de biblioteconomia traz seus desafios. O bibliotecário e seu importante trabalho de cuidar do recurso mais valioso da humanidade, a informação.

Os bibliotecários digitais são arquivistas responsáveis pela seleção, aquisição, organização, acessibilidade e preservação de uma biblioteca digital. O bibliotecário digital supervisiona todos os aspectos do gerenciamento da biblioteca ou do site da coleção.

As transformações vivenciadas pela biblioteconomia não alteraram elementos clássicos da profissão. Pelo contrário, algumas competências foram aperfeiçoadas e ainda são requisitos básicos para quem atua na área. Confira algumas dessas habilidades:

  • Domínio de  técnicas biblioteconômicas e documentais.
  • Conhecimento geral de outras áreas.
  • Perfil proativo e gerencial.
  • Suporte presencial ou virtual aos usuários.
  • Resolução de problemas para digitalizar as coleções.
  • Planejamento e gerenciamento de sistemas de informação.

 

O bibliotecário deve estar envolvido com as metas traçadas pela instituição de ensino ou empresa em que trabalha, atuando com foco nos resultados. Por exemplo: se o objetivo é reduzir gastos, o profissional pode otimizar custos com o uso de bibliotecas virtuais.

Repositório digital 

A JSTOR tem como proposta justamente ser um verdadeiro repositório digital ao prover e manter amplo acesso a mais de 12 milhões de artigos de revistas acadêmicas, livros e fontes primárias em 75 disciplinas. Uma das mais confiáveis fontes de conteúdo acadêmico do mundo.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.