Dot.lib

Combinação de excesso de cálcio nos neurônios e campos eletromagnéticos das conexões sem fio pode acelerar o surgimento da doença (imagem: Canva). Combinação de excesso de cálcio nos neurônios e campos eletromagnéticos das conexões sem fio pode acelerar o surgimento da doença (imagem: Canva).
Bentham Science: estudo associa Alzheimer precoce à superexposição à radiação de Wi-Fi
  • Notícia
  • Tecnologia
  • 30/06/2022
  • Bentham Science, Doença de Alzheimer, DotLib, Radiação, Wi-Fi

Conduzido por pesquisadores do Departamento de Bioquímica e Ciências Médicas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, um estudo mostra que há relação entre o surgimento precoce da doença de Alzheimer e a superexposição à radiação do Wi-Fi pelo uso excessivo de dispositivos sem fio — que pode ocorrer com o uso constante de smartphones, por exemplo. Os resultados foram publicados na edição de março do Current Alzheimer Research, um periódico da Bentham Science.

Os testes foram realizados em ratos no segundo mês de vida, que foram expostos diariamente a campos eletromagnéticos e desenvolveram a doença em 8 meses — equivalente a 21 anos de idade em humanos. “Os campos eletromagnéticos agem através de picos elétricos que variam no tempo e forças magnéticas em uma escala de nanossegundos. Qualquer um desses pode produzir o pior pesadelo de qualquer pessoa: a doença de Alzheimer de início extremamente precoce”, afirma Martin Pall, coordenador do estudo.

A ciência já tem associado o surgimento do Alzheimer precoce com excesso de cálcio nos neurônios. A pesquisa conclui sugerindo que a exposição intensa e contínua aos campos eletromagnéticos produzidos pelo Wi-Fi pode intensificar a produção do mineral no cérebro, acelerando o processo de neurodegeneração mesmo em pessoas jovens. Pesquisas anteriores já associaram sintomas como dores de cabeça, irritação e insônia à superexposição aos campos eletromagnéticos. No entanto, mais pesquisas são necessárias para detalhar os efeitos dessa radiação nos neurônios.

Link para o artigo completo, clique aqui

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.