Bebês nascidos durante a pandemia de COVID-19 podem apresentar queda no desenvolvimento neurológico
Um estudo realizado com 255 bebês nascidos durante o primeiro ano da pandemia mostrou uma leve queda no desenvolvimento das crianças se comparadas com as nascidas pouco antes da pandemia. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores aplicaram um teste de rastreamento neurológico quando os bebês tinham seis meses de idade, sendo que 114 foram expostos ao SARS-CoV-2 ainda no útero e 141 não sofreram exposição.
Os resultados foram publicados no JAMA Pediatrics e não mostram nenhum sinal que sugere a relação entre a infecção por SARS-CoV-2 no útero e déficits de desenvolvimento neurológico. No entanto, os pesquisadores sugerem que o estresse materno relacionado à COVID-19 pode ter desempenhado um papel importante na formação neurológica de seus bebês. A maioria das gestantes apresentou doença assintomática ou leve e foi infectada no segundo ou terceiro trimestre.
No entanto, os nascidos durante a pandemia tiveram pontuação motora grossa, motora fina e pessoal-social significativamente mais baixas do que a coorte histórica. Isso se aplicava se as mães contraíram o vírus ou não. A metodologia da pesquisa incluiu uma análise dos dados de um questionário aplicado aos pais para avaliar o neurodesenvolvimento em seis meses. Os dados foram comparados com uma coorte histórica de 62 bebês nascidos na mesma instituição antes da pandemia.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.