Dot.lib

Publicado no JAMA Pediatrics, o estudo sugere que a causa pode ser o estresse das gestantes diante da infecção pelo SARS-CoV-2 (Imagem: iStock). Publicado no JAMA Pediatrics, o estudo sugere que a causa pode ser o estresse das gestantes diante da infecção pelo SARS-CoV-2 (Imagem: iStock).
Bebês nascidos durante a pandemia de COVID-19 podem apresentar queda no desenvolvimento neurológico
  • Notícia
  • COVID-19
  • 11/01/2022
  • DotLib, JAMA Pediatrics, JAMA, Pediatria, COVID-19

Um estudo realizado com 255 bebês nascidos durante o primeiro ano da pandemia mostrou uma leve queda no desenvolvimento das crianças se comparadas com as nascidas pouco antes da pandemia. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores aplicaram um teste de rastreamento neurológico quando os bebês tinham seis meses de idade, sendo que 114 foram expostos ao SARS-CoV-2 ainda no útero e 141 não sofreram exposição.

Os resultados foram publicados no JAMA Pediatrics e não mostram nenhum sinal que sugere a relação entre a infecção por SARS-CoV-2 no útero e déficits de desenvolvimento neurológico. No entanto, os pesquisadores sugerem que o estresse materno relacionado à COVID-19 pode ter desempenhado um papel importante na formação neurológica de seus bebês. A maioria das gestantes apresentou doença assintomática ou leve e foi infectada no segundo ou terceiro trimestre.

No entanto, os nascidos durante a pandemia tiveram pontuação motora grossa, motora fina e pessoal-social significativamente mais baixas do que a coorte histórica. Isso se aplicava se as mães contraíram o vírus ou não. A metodologia da pesquisa incluiu uma análise dos dados de um questionário aplicado aos pais para avaliar o neurodesenvolvimento em seis meses. Os dados foram comparados com uma coorte histórica de 62 bebês nascidos na mesma instituição antes da pandemia.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.