Dot.lib

Esses e outros resultados adversos da gestação também são fatores de risco para o surgimento de doenças cardíacas e diabetes na mãe (Imagens: iStock). Esses e outros resultados adversos da gestação também são fatores de risco para o surgimento de doenças cardíacas e diabetes na mãe (Imagens: iStock).
ATS: apneia do sono durante gravidez está associada ao risco de hipertensão
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 17/02/2022
  • Gravidez, Maternidade, DotLib, Apneia do sono, ATS

Publicado pela American Thoracic Society (ATS) em janeiro deste ano, o artigo “Sleep disordered breathing in pregnancy and post-delivery: associations with cardiometabolic health” mostra que a apneia obstrutiva do sono durante a gravidez e após o parto pode estar associada a um risco aumentado de hipertensão. Os pesquisadores avaliaram 1.965 mulheres em sua primeira gestação; dessas, 1.222 foram reavaliadas dois a sete anos após o nascimento da criança.

Para chegar a essa conclusão, os estudiosos consideraram as voluntárias que apresentaram o distúrbio respiratório — entre pausas na respiração ou quedas de oxigênio — por cinco vezes ou mais durante o período estimado de sono, com monitoramento domiciliar por um dispositivo simples. Na gravidez, as pacientes apresentaram um risco duas a três vezes maior de desenvolver a pré-eclâmpsia e, após o parto, o risco triplicou.

Esses e outros resultados adversos da gravidez são fatores de risco para o desenvolvimento posterior de hipertensão, doenças cardíacas, derrame e diabetes na mãe. Os pesquisadores afirmaram que “esses dados ressaltam a necessidade de avaliar rigorosamente o papel da triagem e tratamento da apneia do sono durante a gravidez e no período pós-parto como novas estratégias para intervenções precoces destinadas a melhorar a saúde materna a longo prazo”.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.