ATS: apneia do sono durante gravidez está associada ao risco de hipertensão
Publicado pela American Thoracic Society (ATS) em janeiro deste ano, o artigo “Sleep disordered breathing in pregnancy and post-delivery: associations with cardiometabolic health” mostra que a apneia obstrutiva do sono durante a gravidez e após o parto pode estar associada a um risco aumentado de hipertensão. Os pesquisadores avaliaram 1.965 mulheres em sua primeira gestação; dessas, 1.222 foram reavaliadas dois a sete anos após o nascimento da criança.
Para chegar a essa conclusão, os estudiosos consideraram as voluntárias que apresentaram o distúrbio respiratório — entre pausas na respiração ou quedas de oxigênio — por cinco vezes ou mais durante o período estimado de sono, com monitoramento domiciliar por um dispositivo simples. Na gravidez, as pacientes apresentaram um risco duas a três vezes maior de desenvolver a pré-eclâmpsia e, após o parto, o risco triplicou.
Esses e outros resultados adversos da gravidez são fatores de risco para o desenvolvimento posterior de hipertensão, doenças cardíacas, derrame e diabetes na mãe. Os pesquisadores afirmaram que “esses dados ressaltam a necessidade de avaliar rigorosamente o papel da triagem e tratamento da apneia do sono durante a gravidez e no período pós-parto como novas estratégias para intervenções precoces destinadas a melhorar a saúde materna a longo prazo”.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.