Dot.lib

Tecnologia diminui a necessidade de anotações manuais dos dados e acelera a análise de milhares de exemplares de matéria-prima para biocombustíveis (imagem: iStock). Tecnologia diminui a necessidade de anotações manuais dos dados e acelera a análise de milhares de exemplares de matéria-prima para biocombustíveis (imagem: iStock).
ASPB: IA reduz intervenção humana na identificação de floração de gramíneas por imagens aéreas
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Tecnologia
  • 14/05/2025
  • Agricultura digital, American Society of Plant Biologists, Biologia, DotLib, IA

Cientistas da Universidade de Illinois Urbana-Champaign desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial capaz de distinguir automaticamente as gramíneas floridas das não floridas a partir de imagens aéreas, com mínima intervenção humana. Segundo o artigo publicado no periódico Plant Physiology — da American Society of Plant Biologists (ASPB) — a tecnologia utiliza redes adversárias generativas (GANs) para reduzir significativamente a necessidade de dados anotados manualmente.

Isso permite uma análise mais rápida e apurada de milhares de variedades da gramínea Miscanthus — planta promissora para a produção de biocombustíveis. De acordo com o professor Andrew Leakey, líder da pesquisa ao lado do cientista Sebastian Varela, a solução chamada ESGAN supera limitações comuns dos modelos tradicionais de IA, que exigem reconfiguração constante para novos contextos de solo, clima ou espécie.

Comparada com tecnologias anteriores, a ESGAN reduziu em até cem vezes a dependência de dados humanos por meio do aprendizado de máquina. Os cientistas continuarão a aplicar o modelo em estudos com plantios de Miscanthus, visando desenvolver variedades regionais adaptadas para uso em terras agrícolas de baixo rendimento. Eles esperam que a abordagem possa ser adotada em outras culturas e características, ampliando o uso da IA na agricultura digital e fortalecendo a bioeconomia global.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Sobre a American Society of Plant Biologists (ASPB)

A American Society of Plant Biologists (ASPB) é uma sociedade científica sem fins lucrativos, fundada em 1924, dedicada ao avanço da pesquisa e educação em biologia vegetal. Com uma comunidade global de membros, a ASPB publica periódicos de alto impacto, como Plant Physiology e The Plant Cell, além de copublicar o periódico de acesso aberto Plant DirectSeu portfólio editorial também inclui livros e recursos educacionais, como o renomado Biochemistry & Molecular Biology of Plants e a série Teaching Tools in Plant Biology, que auxiliam educadores e pesquisadores na disseminação do conhecimento em ciências das plantas.

Se quiser saber mais sobre o portfólio da ASPB, contate-nos pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.