Dot.lib

Eficiência, sustentabilidade e redução no custo de produção são alguns dos benefícios da manufatura modernizada na produção energética (imagem: Canva). Eficiência, sustentabilidade e redução no custo de produção são alguns dos benefícios da manufatura modernizada na produção energética (imagem: Canva).
ASCE: produção de materiais avançados pode otimizar a geração de energia hidrelétrica
  • Notícia
  • Ciências Exatas e da Terra, Tecnologia
  • 15/06/2023
  • ASCE, DotLib, Energia elétrica, Engenharia, Hidrelétricas, Materiais avançados, Manufatura

A produção de materiais avançados pode beneficiar a geração de energia hidrelétrica, de acordo com um artigo publicado na Civil Engineering, uma revista da American Society of Civil Engineers (ASCE). Um relatório emitido pelo Oak Ridge National Laboratory, nos Estados Unidos, mostrou que a energia hidrelétrica foi responsável por 6,2% da geração total de eletricidade em escala de utilidade no país em 2022. No entanto, essa modalidade energética enfrenta desafios como infraestrutura envelhecida e custos crescentes de materiais no país.

Proposta por engenheiros, a solução — também conhecida como AMM, na sigla em inglês — inclui tanto a manufatura quanto materiais avançados na fabricação de peças e manutenção de equipamentos hidrelétricos. A abordagem inclui técnicas como impressão 3D, novos processos de usinagem e fundição, materiais inovadores e revestimentos avançados. O relatório destaca que a AMM pode trazer benefícios significativos para as instalações hidrelétricas novas ou antigas, entre os quais estão: redução dos custos de operação e manutenção, aceleração dos processos de reparo e diminuição da necessidade de manutenção frequente.

Além disso, a adoção da AMM pode reduzir os prazos de entrega e os custos de capital para os componentes, melhorar o desempenho do sistema e facilitar a conformidade com requisitos ambientais. No entanto, mais pesquisas e testes são necessários antes que essas tecnologias possam ser adotadas em larga escala pela indústria hidrelétrica. O crescimento no setor de pequenas hidrelétricas também é uma motivação para a adoção da AMM, visando reduzir os custos de construção e aumentar o desempenho desses projetos. A nova abordagem também pode ser benéfica para o Brasil, onde as hidrelétricas representam 90% de toda a energia elétrica gerada no país.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.