ASCE: IA detecta precocemente sinais de incêndios florestais e acelera resposta às crises
Agências de combate a incêndios florestais estão utilizando inteligência artificial para otimizar a detecção precoce e a resposta a incêndios. Segundo publicação da Civil Engineering Source — um periódico da American Society of Civil Engineering (ASCE) — iniciativas como a ALERTCalifornia, que emprega câmeras e algoritmos para identificar focos de fogo em áreas ambientais permitem intervenções mais rápidas.
Essa tecnologia transforma grandes volumes de dados em alertas úteis, ajudando equipes a gerenciar incêndios antes que eles se tornem incontroláveis, além de reduzir o risco para comunidades e ecossistemas. Startups como a Pano AI também impulsionam a inovação, com sistemas que integram dados de satélite e sensores para detecção ultrarrápida. Em 2023, o recurso ajudou a conter um incêndio em Washington (Estados Unidos) em apenas 23 acres, evitando maiores danos.
A pesquisa do Google Research com o FireSat promete ainda mais avanços, como a detecção de pequenos focos em apenas 20 minutos. Além de prevenir desastres, esses sistemas alimentam modelos de propagação mais precisos, que orientam estratégias de proteção ambiental e urbana. Especialistas ressaltam que, embora falsos positivos ainda sejam um desafio, as melhorias tecnológicas já estão transformando a resposta a incêndios, mitigando impactos e salvando vidas.
Para ler a notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.