APA: robôs no local de trabalho podem provocar síndrome de burnout em trabalhadores
Publicada no Journal of Applied Psychology, da American Psychological Association (APA), uma pesquisa mostra que profissionais que trabalham ao lado de robôs tendem a se sentir mais inseguros e têm risco de desenvolver a síndrome de burnout. Para entender o fenômeno, os pesquisadores conversaram com trabalhadores dos Estados Unidos, Índia, Singapura e Taiwan. Também foram realizados, ao menos, três experimentos para identificar a origem de tal insegurança diante das tecnologias robóticas.
Um deles foi realizado com 343 pais de alunos da Universidade Nacional de Singapura, que foram divididos aleatoriamente em três grupos. O primeiro leu um artigo técnico sobre o uso de robôs nas empresas, o segundo leu outro artigo sobre o uso geral dessas máquinas e o terceiro leu um conteúdo não relacionado. Depois, os participantes foram questionados sobre suas inseguranças profissionais: o primeiro grupo relatou níveis significativamente mais altos de preocupação comparados aos outros dois. Em outro teste, feito em uma empresa indiana de fabricação de automóveis, 118 engenheiros relataram sentir esgotamento no local de trabalho, onde dividem espaço e tarefas com robôs industriais.
De acordo com Kai Chi Yam, um dos autores do estudo, algumas dessas preocupações são legítimas, mas muitos trabalhadores — também por influência midiática — estão superestimando as máquinas e subestimando suas capacidades humanas. “As reportagens da mídia sobre novas tecnologias, como robôs e algoritmos, tendem a ser de natureza apocalíptica, então as pessoas podem desenvolver um medo irracional sobre elas”. No entanto, o cientista explica que alguns exercícios de autoafirmação que valorizem as capacidades exclusivamente humanas podem ajudar a superar esses medos.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.