Dot.lib

Detecção foi realizada por meio de eletromiografia, um exame neurológico que capta os movimentos musculares durante o sono (imagem: Canva). Detecção foi realizada por meio de eletromiografia, um exame neurológico que capta os movimentos musculares durante o sono (imagem: Canva).
APA: exame neurológico detecta ritmo musical em sonho lúcido
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas
  • 10/10/2023
  • American Psychological Association, DotLib, Música, Neurologia, Sonho lúcido

Uma pesquisa inovadora conduzida pela equipe da REMSpace, empresa especializada em estudos sobre sonhos, alcançou um avanço surpreendente ao identificar padrões rítmicos gerados em sonhos por meio de máquinas no mundo real. Embora não tenham conseguido reproduzir uma música completa, o experimento publicado na revista científica Dreaming, da American Psychological Association (APA), abriu novas perspectivas para a compreensão dos sonhos lúcidos. Capazes de induzir sonhos lúcidos, os voluntários do estudo foram treinados para tocar ritmos simples, como o da música “We Will Rock You” do Queen, durante seus sonhos.

Os resultados mostraram que a técnica é viável, especialmente quando combinada com a eletromiografia para detectar os movimentos musculares durante o sono. Os pesquisadores acreditam que esse avanço na detecção de padrões rítmicos durante sonhos lúcidos pode ter implicações significativas não apenas para a compreensão dos processos cerebrais durante o sono, mas também para a aplicação prática. Os sonhos lúcidos, nos quais os indivíduos estão conscientes de suas ações no sonho, têm sido objeto de estudo desde o início dos anos 1980, quando o psicólogo alemão Paul Tholey definiu suas três condições principais.

Este estudo inovador representa um passo significativo no campo da neurociência dos sonhos. À medida que a técnica se aperfeiçoa, poderá ser possível treinar pessoas para tocar padrões rítmicos cada vez mais complexos enquanto sonham, abrindo portas para uma nova forma de interação com o mundo onírico. No entanto, a ideia de “roubo de sonhos”, como retratado no filme “A Origem”, ainda está longe de se tornar uma realidade. Isso porque a indução de sonhos lúcidos ainda é um desafio para a maioria das pessoas, exigindo prática e habilidades específicas.

Para ler o artigo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.