
APA: arte gerada por IA é vista como mais criativa quando guiada por artistas
Um estudo da American Psychological Association revelou que obras de arte geradas por IA são consideradas mais criativas quando criadas a partir de instruções de artistas profissionais. A pesquisa envolveu 15 artistas experientes e 15 novatos, que forneceram comandos para o programa DALL-E 3, além de prompts gerados automaticamente por IA. Um grupo de avaliadores classificou as imagens e concluiu que as obras baseadas nas instruções dos artistas profissionais foram as mais criativas.
Os pesquisadores também notaram que os artistas experientes usaram palavras mais variadas e com maior distância semântica em seus prompts, o que pode ter influenciado a originalidade das imagens. Em contrapartida, os prompts gerados por IA e os criados por artistas novatos resultaram em obras menos criativas. Isso sugere que a experiência humana ainda desempenha um papel essencial na criação artística, mesmo quando assistida por inteligência artificial.
Apesar do desempenho superior dos artistas, especialistas alertam que a IA tem evoluído rapidamente e pode reduzir essa diferença no futuro. Se os algoritmos conseguirem captar melhor a intenção artística e imitar a intuição humana, a distinção entre arte gerada por IA e arte humana pode se tornar menos evidente. No entanto, elementos exclusivamente humanos, como emoção e vivência, podem continuar diferenciando a criatividade artística humana no longo prazo.
Para ler o artigo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.