Dot.lib

O trabalho vencedor contribuiu para a resolução do chamado “problema Kadison-Singer”, que estava sem respostas desde 1958 (Imagem: iStock). O trabalho vencedor contribuiu para a resolução do chamado “problema Kadison-Singer”, que estava sem respostas desde 1958 (Imagem: iStock).
AMS: professores são premiados por desenvolverem métodos para a compreensão dos polinômios
  • Notícia
  • Ciências Exatas
  • 16/12/2021
  • DotLib, American Mathematical Society, AMS, Prêmio, Matemática

A edição inaugural do Prêmio Ciprian Foias em Teoria do Operador — realizado pela American Mathematical Society (AMS) — laureou os professores Adam Marcus (Escola Politécnica de Lausanne, Suíça), Daniel Spielman (Universidade de Yale, EUA) e Nikhil Srivastava (Universidade da Califórnia-Berkeley, EUA). Os estudiosos introduziram e desenvolveram métodos para a compreensão do polinômio característico de matrizes, ou seja, o método de esparsificação iterativa e o método de polinômios entrelaçados.

O trabalho vencedor contribuiu para a resolução do chamado “problema Kadison-Singer”, que estava sem respostas desde 1958, e questiona se certas extensões de funcionais lineares para certas álgebras de operadores são exclusivas. A solução tem relevância para vários campos, incluindo a matemática pura, os fundamentos matemáticos da física quântica e a ciência da computação. O trio já havia se destacado mundialmente após publicar novas construções de gráficos Ramanujan que descrevem redes esparsas, mas altamente conectadas, sobre as quais se dedicam a estudar desde 2009.

A premiação é concedida aos trabalhos notáveis ​​no campo da Teoria do Operador, que são publicados e revisados por pares durante os seis anos anteriores, e atribuída de três em três anos. O evento foi instituído em 2020 e seu nome é uma homenagem a Ciprian Foias (1933-2020), um estudioso e mentor influente na teoria dos operadores e mecânica dos fluidos, além de entusiasta da comunidade matemática.

Link para a notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.