AMS: professores são premiados por desenvolverem métodos para a compreensão dos polinômios
A edição inaugural do Prêmio Ciprian Foias em Teoria do Operador — realizado pela American Mathematical Society (AMS) — laureou os professores Adam Marcus (Escola Politécnica de Lausanne, Suíça), Daniel Spielman (Universidade de Yale, EUA) e Nikhil Srivastava (Universidade da Califórnia-Berkeley, EUA). Os estudiosos introduziram e desenvolveram métodos para a compreensão do polinômio característico de matrizes, ou seja, o método de esparsificação iterativa e o método de polinômios entrelaçados.
O trabalho vencedor contribuiu para a resolução do chamado “problema Kadison-Singer”, que estava sem respostas desde 1958, e questiona se certas extensões de funcionais lineares para certas álgebras de operadores são exclusivas. A solução tem relevância para vários campos, incluindo a matemática pura, os fundamentos matemáticos da física quântica e a ciência da computação. O trio já havia se destacado mundialmente após publicar novas construções de gráficos Ramanujan que descrevem redes esparsas, mas altamente conectadas, sobre as quais se dedicam a estudar desde 2009.
A premiação é concedida aos trabalhos notáveis no campo da Teoria do Operador, que são publicados e revisados por pares durante os seis anos anteriores, e atribuída de três em três anos. O evento foi instituído em 2020 e seu nome é uma homenagem a Ciprian Foias (1933-2020), um estudioso e mentor influente na teoria dos operadores e mecânica dos fluidos, além de entusiasta da comunidade matemática.
Link para a notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.