Dot.lib

O campo da geometria positiva busca estabelecer um novo arcabouço matemático para unificar o estudo da física de partículas e da cosmologia. (imagem: murat4art / iStock) O campo da geometria positiva busca estabelecer um novo arcabouço matemático para unificar o estudo da física de partículas e da cosmologia. (imagem: murat4art / iStock)
American Mathematical Society: A Geometria Secreta do Universo
  • Notícia
  • Ciências Exatas e da Terra
  • 04/09/2025
  • DotLib, AMS, GeometriaAlgébrica, FísicaDePartículas, Cosmologia, MatemáticaAplicada

A relação entre a matemática e a física é uma via de mão dupla: a matemática fornece a linguagem para descrever o universo, enquanto a física inspira a criação de novos conceitos matemáticos. Um novo artigo, publicado no Notices of the American Mathematical Society, da American Mathematical Society, explora uma das fronteiras mais fascinantes dessa interação: o uso da geometria algébrica, da combinatória e da análise algébrica para decifrar os segredos do cosmos, das partículas elementares às galáxias.

O artigo, de autoria de Claudia Fevola e Anna-Laura Sattelberger, apresenta o campo emergente da geometria positiva, que busca estabelecer um novo arcabouço matemático para unificar o estudo da física de partículas e da cosmologia. Tradicionalmente, o cálculo das interações entre partículas (as "amplitudes de espalhamento") dependia dos complexos integrais associados aos diagramas de Feynman. A nova abordagem propõe uma alternativa revolucionária.

Os principais pontos da análise são:

  • Duas Visões do Universo Físico: O artigo contrapõe a abordagem clássica de Feynman, baseada em integrais, a uma perspectiva mais recente e puramente geométrica. Nesta nova visão, as interações entre partículas não são calculadas, mas sim derivadas do volume de certas estruturas matemáticas, como o "amplituhedron".

  • O Conceito de Geometria Positiva: Essas estruturas são parte de um conceito mais amplo de "geometrias positivas". A interação física é codificada em uma "forma canônica" associada a essa geometria, que é unicamente determinada por suas propriedades nos limites (fronteiras) do espaço geométrico.

  • Unificação do Micro e do Macro: De forma notável, as mesmas ferramentas matemáticas que descrevem as colisões de partículas no CERN também são aplicadas para entender os "correlatores cosmológicos", que modelam as condições iniciais do nosso universo, observadas hoje na radiação cósmica de fundo.

O artigo demonstra como a física teórica continua a ser uma fonte de inspiração para a matemática pura, impulsionando a criação de novas teorias para responder às questões mais fundamentais sobre a natureza da realidade.

Para aprofundar-se nos conceitos de politopos cosmológicos, D-módulos e na matemática por trás das geometrias positivas, recomendamos a leitura do artigo completo.

Sobre a American Mathematical Society (AMS)

Fundada em 1888, a American Mathematical Society (AMS) é uma das mais prestigiadas e influentes associações de matemáticos profissionais do mundo. Com a missão de promover a pesquisa e a erudição em matemática, a AMS serve a comunidade global através da organização de encontros, programas de fomento e, crucialmente, por meio de suas publicações de altíssimo impacto. A sociedade edita dezenas de periódicos de pesquisa de ponta, além de manter o MathSciNet, uma base de dados indispensável para pesquisadores da área. Sua atuação é fundamental para a disseminação do conhecimento e para a conexão da comunidade matemática internacional. 

Se você deseja conhecer melhor as publicações da American Mathematical Society (AMS) para a sua instituição, entre em contato pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.