Dot.lib

Estudo aponta que a raça e a etnia continuam sendo barreiras significativas para o acesso de adolescentes à saúde mental. (imagem: Drazen Zigic / iStock) Estudo aponta que a raça e a etnia continuam sendo barreiras significativas para o acesso de adolescentes à saúde mental. (imagem: Drazen Zigic / iStock)
AMA: o que um novo estudo nos diz sobre o acesso de adolescentes à saúde mental
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 08/07/2025
  • Adolescentes, DotLib, JAMA Network Open, Raças, Saúde Mental

A saúde mental dos adolescentes é uma preocupação crescente, e a expansão de serviços, incluindo a telessaúde, trouxe a promessa de um acesso mais amplo. No entanto, um estudo detalhado publicado na JAMA Network Open, publicação de acesso aberto da American Medical Association, revela que barreiras significativas persistem, e elas são profundamente marcadas por linhas raciais e étnicas.

Analisando dados de mais de 23.000 adolescentes nos EUA, a pesquisa descobriu disparidades substanciais no uso de serviços de saúde mental. O principal achado é alarmante: em comparação com adolescentes brancos não hispânicos, os jovens de grupos minoritários raciais e étnicos são significativamente menos propensos a receber qualquer tipo de cuidado para sua saúde mental.

As principais disparidades foram encontradas em áreas cruciais:

  • Consultas Gerais: A porcentagem de adolescentes brancos que receberam alguma visita de saúde mental foi de 31,7%, um número significativamente maior do que o de qualquer outro grupo, como o de adolescentes negros (21,9%).

  • Medicação Psicotrópica: O uso de medicamentos também foi notavelmente menor entre os jovens de minorias.

  • Novas Modalidades: Mesmo em formatos mais novos, como a telessaúde e o suporte em ambiente escolar, as diferenças persistem, indicando que a tecnologia por si só não resolveu o problema do acesso desigual.

Essas descobertas sugerem que, apesar das mudanças no cenário da saúde mental, as barreiras sistêmicas continuam a impedir que adolescentes de minorias recebam o cuidado de que precisam. O estudo aponta para a necessidade urgente de estratégias direcionadas para garantir um acesso verdadeiramente equitativo.

Para ler a matéria, clique aqui.

Sobre a American Medical Association

A American Medical Association é uma associação que presta serviços a médicos e pacientes, oferecendo conteúdo que representa o que há de melhor na atual medicina americana através de seus periódicos. Reconhecida mundialmente por ser "uma parte essencial da vida profissional de todo médico" e colaborando há quase 200 anos com a classe, o trabalho da AMA é norteado por seus respeitados valores de liderança, excelência, integridade e comportamento ético.

Se você deseja conhecer melhor o portfólio da American Medical Association para a sua instituição, entre em contato pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.