
Alunos de curso de Farmácia em universidade brasileira realizam simulação clínica com o DoseMeRx
Estudantes da disciplina de Farmacocinética Clínica do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) participaram de uma simulação com o programa DoseMeRx, como parte do projeto internacional The Dosing Institute (TDI). A atividade foi conduzida pelo Professor Doutor Igor Rafael dos Santos Magalhães e permitiu que os alunos explorassem a aplicação prática do controle terapêutico de fármacos por meio da simulação do ajuste de dose de vancomicina em um caso clínico hospitalar.
O The Dosing Institute é uma iniciativa australiana que visa traduzir as mais recentes pesquisas em monitoramento terapêutico de medicamentos (TDM) e dosagem de precisão orientada por modelos (MIPD) para a educação. O programa DoseMeRx, utilizado na simulação, é uma das principais plataformas internacionais na área, permitindo decisões clínicas mais seguras e eficazes com base em dados individuais de pacientes.
Com o objetivo de capacitar futuros profissionais da Saúde, o instituto promove a integração do TDM e da dosagem de precisão na prática clínica, fortalecendo o cuidado centrado no paciente. Fundado em parceria com a Universidade de Queensland, Universidade de Uppsala, Universidade de New South Wales e a empresa DoseMe, o The Dosing Institute tem apoiado universidades e hospitais em todo o mundo na implementação de programas educacionais de excelência nessa área emergente.
Sobre a DoseMe
A DoseMe é o primeiro software de dosagem de precisão desenvolvido para a prática clínica, utilizando modelos bayesianos para simular, em tempo real, os efeitos de diferentes posologias com base em dados individuais do paciente. Intuitivo, seguro e integrado aos prontuários eletrônicos, permite decisões rápidas e personalizadas, contribuindo para melhores resultados clínicos, menor tempo de internação e redução de efeitos colaterais.
Se você deseja conhecer melhor o portfólio da The Institution of Engineering and Technology para a sua instituição, entre em contato pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.