Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Acessibilidade através do idioma nas ferramentas de suporte à decisão clínica
  • Artigo
  • Dotlib, Ciências da Saúde
  • 10/01/2020
  • BMJ Best Practice, BMJ, suporte a decisão clínica, idiomas

O idioma da ciência é o inglês. Atualmente, isso é muito falado e realmente o inglês conquistou um patamar na ciência que dificilmente será mudado, pelo menos por enquanto. O fato é que, às vezes, isso se torna uma barreira para pessoas que não possuem o inglês como língua-mãe. Comunicar-se cientificamente em um outro idioma é um desafio que demanda extrema dedicação e esforço para realizar.

A área da saúde é intensa na produção de pesquisas e artigos científicos. É um segmento com grande impacto no mundo e está a todo momento gerando novos conhecimentos. No entanto, a ciência percorre algumas etapas relacionadas ao seu impacto:

→Impacto Intelectual;
Impacto Econômico;
→Impacto Social.

O primeiro real impacto das pesquisas é no campo intelectual, de pesquisador para pesquisador e as novas descobertas realizadas. Mas a evolução dessa importância e a trilha percorrida pela ciência chegará no impacto social.

Efetivamente quando a ciência, os artigos e suas novas descobertas chegam na sociedade, atingem aos cidadãos. Agora, a relação inclui a população e não fica apenas no campo acadêmico ou científico, está sendo aplicada no dia a dia de pessoas. E se já na parte intelectual o inglês era uma barreira forte, na área social é mais ainda. 

Nas ferramentas de suporte à decisão clínica, as informações que serão consumidas no ponto de cuidado para uma melhor atenção ao paciente muitas vezes está em inglês. Sabemos que haverá profissionais capacitados para utilizá-las nesse idioma, mas a falta desse conhecimento para alguns profissionais pode ser uma barreira intransponível.

Por que o título deste artigo cita acessibilidade? É de uma maneira um pouco metafórica, mas no sentido de que o inglês pode se tornar fator excludente para uma gama de profissionais. 

A BMJ Best Practice rompe essa barreira. Ela apresenta o melhor da ciência, as melhores evidências científicas e no momento de aplicá-las para o atendimento clínico. Quando a ciência chega no seu impacto social, a BMJ traz isso no idioma local. 

Dessa forma, ela aproxima à realidade da população. Além disso, oferece ferramentas que possibilitam promover um atendimento clínico com melhor respaldo, com melhores práticas e tratamentos 100% em português tornando este conhecimento acessível para mais pessoas e para mais profissionais.

Dentro de um hospital existem os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos entre outros. Então, trazer o melhor da informação 100% em português é garantir o conhecimento possa ser transmitido com efetividade e em igualdade para todos estes profissionais que estão trabalhando no local a beira do leito e querem realizar um atendimento de qualidade.

É promover o acesso ao conhecimento. É desta acessibilidade que falamos no título.

Quer conhecer melhor o BMJ Best Practice?

Clique aqui para baixar o PDF do recurso ou assista à uma vídeo-aula disponível na Dotlib Partner Training

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.