Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
6 motivos para investir no BMJ Best Practice
  • Artigo
  • Tecnologia, Dotlib, Ciências da Saúde
  • 12/03/2021
  • BMJ Best Practice, recursos, Medicina Baseada em Evidência
*Artigo atualizado em 12/03/2021.

Com os avanços tecnológicos, a cada dia surgem mecanismos para otimizar a rotina de profissionais de variadas áreas, na saúde não é diferente. Já é possível encontrar recursos para aprimorar as atividades das equipes médicas no processo de atendimento, como o prontuário digital e equipamentos mais sofisticados para um diagnóstico mais preciso. 

Mas como obter conteúdos confiáveis para tomada de decisão? Quais são as melhores fontes e ferramentas?

Diante desse cenário, fornecer ferramentas que ofereçam mais segurança para os pacientes e profissionais tem sido uma premissa de empresas do setor de saúde. Neste post, iremos abordar quais são os principais benefícios do recurso BMJ Best Practice no dia a dia dos consultórios e hospitais. Assim, tornar mais eficiente o processo de decisão clínica dos profissionais de saúde. 

O que é o BMJ Best Practice?

BMJ Best Practice é um recurso on-line que fornece acesso rápido a informações recentes baseadas em evidências sobre diagnósticos, tratamentos, gestão e prevenção para  equipes multiprofissionais de saúde — enfermeiros, farmacêuticos e médicos.  Seu conteúdo é editado pelo BMJ Group, uma das mais conceituadas provedoras de materiais científicos na área de medicina. 

Considerado um dos melhores recursos de suporte à decisão clínica para profissionais de saúde em todo o mundo, disponibiliza conteúdos atualizados sobre mais de 30 especialidades médicas. Além disso, foi desenvolvida para ser usada no local de atendimento. 

Por que investir?

1 - Conteúdos baseados em evidências

Desde 2009, o BMJ Best Practice auxilia para que as decisões clínicas sejam realizadas com base nas melhores evidências disponíveis. Para oferecer mais confiança aos profissionais, o Cochrane Clinical Answer foi incorporado a essa base de dados. O objetivo da Cochrane, referência em Medicina Baseada em Evidência, é produzir análises que estudem as melhores evidências através de pesquisas com revisões sistemáticas relevantes, acessíveis para fornecer informações de alta qualidade. 

Atualmente, o Evidence Based Medicine (EBM) toolkit conta com a experiência de 1.600 autores e editores de 29 países e possui estudos e diretrizes principais e secundárias. Para completar, oferece mais de 300 folhetos credenciados pelo Information Standard e revisados pelo painel de pacientes do BMJ, todos baseados em evidência.

 

2 - Acesso rápido a informações e conteúdos de qualidade 

O conteúdo do BMJ Best Practice é estruturado com base no fluxo de trabalho clínico a fim de garantir mais segurança às equipes médicas e aos pacientes. Seus conteúdos são atualizados diariamente para fornecer os diagnósticos mais recentes com um processo de revisão editorial robusto e diretrizes internacionais.

O acesso às informações pode ser realizado em qualquer lugar, de forma on-line e offline através do aplicativo. E mais, a metodologia focada no paciente representa um avanço significativo no fornecimento de dados durante o atendimento. 

3 - Variedades de calculadoras médicas

São mais de 500 calculadoras médicas interativas vinculadas a diretrizes internacionais, como o National Institute for Health and Care Excellence (NICE), para apoiar os médicos no local de trabalho. É um tipo de recurso que auxilia esses profissionais em sua rotina de procedimentos a identificar e diagnosticar diversas doenças.

4 - Guia passo a passo de doenças 

Neste tópico, os usuários têm uma visão geral sobre diferentes patologias, com conteúdos detalhados da doença, com diagnósticos, prognósticos, tratamentos e prevenções. Inclui ainda vídeos de procedimentos com técnicas clínicas fundamentais no processo de atendimento, como realizar um eletrocardiograma.

5 - Formulários de gestão de medicamentos

Os farmacêuticos podem contar com recursos de gestão de medicamentos para melhorar e garantir mais segurança em suas atividades. Dentro de cada tópico, há algoritmos de tratamento que listam medicamentos para grupos e subgrupos de pacientes.

São diversos formulários (British National Formulary; Martindale; ou informações de medicamentos AHFS) de medicamentos integrados com informações rápidas e detalhadas sobre medicamentos, dosagens, disponibilidade, formulações, efeitos adversos e contraindicações.

6 - Busca no idioma local 

Com a proposta de agilizar e facilitar a rotina dos profissionais, as pesquisas podem ser realizadas em mais de 100 idiomas. Os tópicos selecionados estão disponíveis em português brasileiro, mandarim chinês, espanhol, azeris, vietnamita, russo, georgiano, ucraniano, entre outras. 

Agora, você já conhece os principais motivos pelos quais deve investir no BMJ Best Practice. Integrar esse recurso eletrônico no seu hospital ou consultório se torna uma opção para otimizar o acesso aos conteúdos de qualidade e baseados em evidência, além de garantir mais segurança nas prescrições médicas.

Ficou interessado em conhecer o BMJ Best Practice e ter acesso às melhores práticas no dia a dia? Clique aqui para mais informações. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.