Dot.lib

Fique por dentro de cinco títulos que mostram como a Advocacia se faz presente em uma gama de áreas e assuntos de interesse público (imagem: Canva). Fique por dentro de cinco títulos que mostram como a Advocacia se faz presente em uma gama de áreas e assuntos de interesse público (imagem: Canva).
5 e-books sobre Direito para conhecer
  • Artigo
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • 28/03/2024
  • De Gruyter, Direito, DotLib, Ebooks, Justiça

No vasto universo do Direito, a busca por recursos de qualidade é uma constante para profissionais e acadêmicos ávidos por conhecimento e atualização. Nesse sentido, a seleção criteriosa de e-books torna-se crucial para manter-se atualizado em um campo tão dinâmico e multifacetado.

Este artigo propõe-se a apresentar cinco sugestões de fontes indispensáveis para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos jurídicos e estar à frente das discussões mais relevantes da área. Explorando uma variedade de temas e abordagens, as obras selecionadas oferecem uma ampla gama de conteúdos, de discussões teóricas às tendências emergentes no Direito.

Além disso, cada recomendação é cuidadosamente escolhida para atender às diferentes necessidades e interesses de profissionais e acadêmicos, proporcionando uma experiência enriquecedora e atualizada no campo jurídico. Confira os títulos a seguir:

1) “Law Firm Development” (2024)

- Temáticas: Direito comercial, Gestão, Marketing e Negócios.

Direito: imagem de capa do e-book Law Firm Development em um tablet.

Imagem: De Gruyter / Dot.Lib.

Devido à digitalização, à pandemia e às diversas crises econômicas, bem como às novas exigências sobre o mercado de trabalho e à responsabilidade pelos negócios sustentáveis, o mercado jurídico e a forma como os advogados trabalham também estão a mudar. Os escritórios de Advocacia estão enfrentando desafios inteiramente novos e mais complexos do que antes.

O livro "Law Firm Development" fornece respostas a todas as questões relacionadas à formação e gestão de escritórios de Advocacia, liderança de funcionários e marketing para o nicho jurídico. O título destaca todos os aspectos do desenvolvimento estratégico moderno de escritórios, incluindo modelos de negócios relacionados, como tecnologia jurídica.

A estrutura clara e didaticamente preparada com detalhamentos de capítulos, exemplos de trabalho, declarações de especialistas e resumos também facilita a referência seletiva a tópicos específicos. O conteúdo inclui exemplos práticos sobre os temas já citados e material de estudo para o mestrado em Direito cujo tema é "Advogados e Prática Jurídica", lecionado pela Hagen Law School, na Alemanha.

2) “The Next Systemic Financial Crisis – Where Might it Come From?” (2024)

Temáticas: Direito Internacional, Direito Cibernético, Finanças, Relações Exteriores.

Direito: imagem de capa do e-book The Next Systemic Financial Crisis em um tablet

Imagem: De Gruyter / Dot.Lib.

De onde poderá vir a próxima crise financeira sistêmica? E como alcançamos a estabilidade financeira num mundo em crise? “The Next Systemic Financial Crisis” aborda fatores macroeconômicos, criptoativos, instituições financeiras não bancárias e prestadores de serviços financeiros regulamentados. Também explica como cada setor pode interagir com os outros para produzir um conjunto de riscos com efeitos agravados.

Além disso, este e-book elucida a abordagem dos órgãos reguladores financeiros internacionais para garantir a estabilidade financeira e explora os desafios do crime cibernético, das pandemias, das alterações climáticas e do aumento da desigualdade. Com 18 capítulos e conteúdos adicionais dedicados ao Direito Internacional e suas aplicações, este título faz parte da “Institute for Law and Finance Series”, uma coleção de e-books sobre Leis e Finanças da editora De Gruyter.

3) “Medical Malpractice and Compensation in Global Perspective” (2013)

- Temáticas: Direito Médico, Medicina, negligência médica, Saúde.

Direito: imagem de capa do e-book Medical Malpractice and Compensation in Global Perspective em um tablet

Imagem: De Gruyter / Dot.Lib.

A negligência médica e a compensação por lesões médicas são questões que geram regularmente tensão e desafios aos sistemas jurídicos nacionais, mas a análise destas áreas é muitas vezes limitada ao público nacional. “Medical Malpractice and Compensation in Global Perspective” examina as questões num contexto exclusivamente global, demonstrando a amplitude das abordagens atualmente adotadas em todo o mundo e revelando áreas-chave de tensão e a direção provável dos desenvolvimentos futuros.

Os artigos desta coleção foram extraídos de um simpósio realizado em Viena em dezembro de 2010. Organizada pelo Institute for European Tort Law e pela Chicago-Kent Law Review, em colaboração com o European Center of Tort and Insurance Law, a conferência reuniu profissionais jurídicos especialistas de seis continentes. Os sistemas jurídicos abrangidos pela coleção são dos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, China, França, Estados Unidos, Itália, Japão, Nova Zelândia, Polónia, países escandinavos e Reino Unido.

4) “Handbook of Energy Law in the Low – Carbon Transition” (2023)

- Temáticas: Direito Ambiental, Ciências Climáticas e Economia Sustentável.

Direito: imagem de capa do e-book Handbook of Energy Law in the Low – Carbon Transition em um tablet

Imagem: De Gruyter / Dot.Lib.

A transição para uma economia hipocarbônica está em curso em todo o mundo. Escrito por um grupo de acadêmicos seniores e juniores de seis continentes e dezenove países, o livro “Handbook of Energy Law in the Low – Carbon Transition” explora os caminhos legais da descarbonização no setor energético. O volume traz o conhecimento jurídico e suas inovações que devem ajudar a impulsionar essa transição.

Entre as questões abordadas estão as diferenças entre as estratégias de descarbonização dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, o ritmo da transição, a gestão de sistemas de governança a vários níveis, os prós e contras dos diferentes instrumentos políticos, os papéis e significados de justiça energética etc.

Por proporcionar discussões sobre conceitos e métodos relevantes para as transformações do Direito relacionado à energia — além de uma ampla cobertura geográfica das dimensões jurídicas da transição — o livro é indicado para juristas, acadêmicos e líderes da iniciativa pública e privada em suas tomadas de decisão.

5) “Civil Liability for Artificial Intelligence and Software” (2023)

- Temáticas: Direito Internacional, Inteligência Artificial, Proteção de Dados.

Direito: imagem de capa do e-book Civil Liability for Artificial Intelligence and Software em um tablet

Imagem: De Gruyter / Dot.Lib.

Indicado aos profissionais do Direito que se interessam pelas implicações jurídicas relacionados ao uso da Inteligência Artificial, “Civil Liability for Artificial Intelligence and Software” analisa como os danos causados ​​pela IA são alocados pelas regras de responsabilidade civil. A obra ainda oferece princípios orientadores para segurança e responsabilidade em relação ao uso de softwares e avalia até que ponto os esquemas de responsabilidade estão adaptados às realidades dos mercados emergentes.

O primeiro estudo publicado neste volume analisa a questão, em grande parte não resolvida, de como os danos causados ​​pelos sistemas de IA são atribuídos pelas regras de responsabilidade ilícita atualmente em vigor na União Europeia e nos Estados Unidos. A pesquisa também pondera em que medida os regimes nacionais de Direito Civil diferem a esse respeito e como identificam possíveis lacunas na proteção das partes lesadas.

Sobre a De Gruyter

Direito: logo da editora De Gruyter

Imagem: De Gruyter / Dot.Lib.

Há mais de 260 anos, o nome De Gruyter é sinônimo de publicações de alta qualidade, como as citadas ao longo deste artigo. Além da área de Direito, seu acervo conta com mais de 900 títulos sobre Arqueologia, Biologia, Filosofia, Física, História, Linguística, Literatura, Matemática, Medicina, Química e Teologia.

Em todas essas áreas, a De Gruyter tem formado parcerias consistentes com acadêmicos de excelência, se estabelecendo como uma indispensável editora internacional. São diversas as opções de pacotes para atender às necessidades de pesquisadores, de acadêmicos e das instituições de ensino.

Se você quer saber mais sobre o portfólio da De Gruyter, contate-nos pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dot.Lib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.