Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
5 cursos essenciais para profissionais de saúde sobre a COVID-19
  • Artigo
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 10/04/2020
  • coronavírus, saúde pública, profissionais de saúde
"O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas."

Peter Drucker



O controle da pandemia começa pela informação a partir de fontes confiáveis e de qualidade. Diante deste princípio, instituições especializadas na área de saúde estão oferecendo cursos on-line e gratuitos sobre o novo coronavírus. O objetivo é capacitar os profissionais de saúde - as pessoas - que estão rotineiramente na prevenção e tratamento da doença causada pelo patógeno. Neste post, separamos 5 cursos para te munir de recursos sobre as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SARS), incluindo o novo vírus que está atingindo a saúde global.

1- Coronavírus (COVID-19) - Manejo dos Casos Suspeitos - einsteinbr

A plataforma online de ensino do Centro de Educação em Saúde Abram Szajman (CESAS) da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein oferece o curso de Manejo dos Casos Suspeitos. O propósito é tratar as formas de lidar com os pacientes, critérios de intervenção e tratamento, precauções para o corpo clínico durante o contato com os afetados e orientações de isolamento domiciliar aos pacientes que estejam de fato contaminados com o vírus.

Público alvo: multiprofissional, farmacêuticos médicos e gestores.

2- Orientações Gerais ao Paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde - Atualização

O curso de atualização da Universidade Federal do Maranhão apresenta as fases epidemiológicas da doença e orienta sobre manifestações clínicas e condições de risco. Veja ainda diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o isolamento domiciliar, medidas de prevenção e redução do vírus SARS-CoV-2 na Unidade de Saúde da Família.

Carga horária: 15 horas.

Público alvo: profissionais e estudantes de todas as áreas da saúde.

3 - Prevenção e controle de infecções (ICP) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19)

Obtenha informações sobre como os serviços de saúde podem responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo patógeno. Além disso, são abordadas a identificação de casos e a aplicação adequada de medidas de prevenção e controle para não resultar em mais infecções entre os profissionais de saúde e pacientes. A implementação e prática das recomendações são provenientes da OMS.  

Carga horária: 1 hora.

Público alvo: profissionais de saúde e trabalhadores da saúde pública, com foco na prevenção e controle de infecção.

4 - Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19: métodos para detecção, prevenção, resposta e controle 


O curso faz uma introdução geral ao COVID-19 e vírus respiratórios emergentes que causam doenças que variam desde o resfriado comum até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Os usuários poderão aprender medidas para detectar, prevenir, responder e controlar as infecções.

Carga horária: 4 horas.

Público alvo: profissionais de saúde pública, gerentes de incidentes e pessoas que trabalham para as Nações Unidas, organizações internacionais e ONGs.

5 - Coronavírus: prevenção e boas práticas para profissionais de saúde

A Biblioteca virtual Book Play disponibilizou um curso para capacitar profissionais da área de saúde na atuação, prevenção e tratamento da doença causada pelo vírus Sars-CoV-2.

Carga horária: 20 horas

Público alvo: profissionais da área de saúde

Seja o seu objetivo conhecer melhor a família coronavírus, métodos de identificação e prevenção da doença ou até mesmo consolidar seus fundamentos de boas práticas no tratar com o paciente, acima temos 5 oportunidades de estudo para compreender melhor a pandemia.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.