Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
5 competências de uma liderança em tempos de crise
  • Artigo
  • Dotlib, Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 06/05/2020
  • coronavírus, BMJ Leader, liderança em saúde, liderança

A pandemia do novo coronavírus se apresenta como um desafio para os gestores, principalmente, na área da saúde. Desde o início dos primeiros casos confirmados da infecção de COVID-19, em dezembro de 2019, na China, medidas de prevenção - como o isolamento social - vêm sendo adotadas para o controle da doença.

Com a propagação do patógeno em diversos países, líderes de hospitais, instituições, organizações em saúde e autoridades governamentais precisaram elaborar um planejamento para lidar e administrar toda a sua estrutura no combate ao vírus. A crise se tornou global e uma grande preocupação de líderes de várias nações.

Diante dessa situação, o papel do líder e seus atos se tornaram fundamentais para construir  uma gestão sólida no enfrentamento de uma fase difícil, assim, mitigar os seus efeitos e alcançar bons resultados. 

Um artigo publicado no journal BMJ Leader, apresentou 5 práticas importantes para os líderes em saúde em tempo de crise, neste caso, de COVID-19. Além de fornecer exemplos de como têm desenvolvido estratégias de combate ao patógeno em sua organização, de acordo com cada competência especificada. Veja a seguir: 

• Seja proativo: a proatividade é caracterizada por um comportamento de antecipação de forma espontânea diante de situações impostas pelo meio. Logo, essa competência é fundamental para o líder, principalmente, aqueles à frente de uma pandemia, um momento em que são necessárias respostas - medidas de prevenção - rápidas para contenção da doença.

Dessa forma, o artigo evidencia dois tipos de proatividade: a proatividade antes que a crise aconteça e a proatividade depois que ela está em andamento. Acrescenta ainda que essa ação por antecipação é fundamental para entender as pessoas, a função de cada uma e os recursos necessários quando um problema em grande escala surge.


Fonte: iStock

• Esclarecer a governança para a crise: estabelecer diretrizes de como os integrantes de uma governança irão atuar é fundamental para obter uma visão mais global e definir os protocolos de ação. Logo, é importante criar uma estrutura, com políticas e regulamentos de como a liderança irá se organizar.

O trabalho ressalta a importância do desenvolvimento de um centro de “comando de incidentes”, que reúne os principais líderes regularmente para tomar decisões em tempo real com base nos conhecimentos do grupo e informações obtidas até o momento. As crises, geralmente, são uma forma de testar como as estruturas de governo podem adequar os modelos existentes e implementar medidas e novas funções em sua estrutura.


Fonte: iStock

• Aja rapidamente: o planejamento de medidas rápidas para o combate de uma crise é importante para minimizar seus possíveis efeitos. Por exemplo, um centro de comando de incidentes representa um local para unificar as informações a fim de tomar decisões de forma rápida devido à urgência, como é o caso do SARS-CoV-2, que atingiu indivíduos em nível mundial. Um ponto de destaque, é que incorporado na ação rápida está o compromisso de liderança de “capacitar os outros a agirem”.


Fonte: iStock 

• Comunique-se ativamente: alinhar os processos entre todos os componentes da equipe em prol de um objetivo comum é essencial. Esse alinhamento é realizado por meio da comunicação, que deve ser frequente, interativa e através de diversos canais como podcasts, vídeos, e-mails etc. Com essa medida, os líderes são capazes de conectar os esforços atuais com a cultura organizacional da empresa ou instituição representada. Assim, “a comunicação é necessária para inspirar uma visão compartilhada”.

Um exemplo apresentado é do CEO da Cleveland Clinic, Dr. Mihaljevic, que desde o início das ações de planejamento (21 de janeiro de 2020) a comunicação tem sido uma primazia. Regularmente interações são realizadas com todos os 66.000 pessoas de sua instituição, para alinhar serviços e orientações sobre como lidar com as dificuldades juntos. Entende-se que a prioridade deve ser agir de forma sincronizada.


Fonte: iStock 

• Seja realista e otimista: a publicação inicia esse tópico com a citação de Scott Fitzgerald que diz: "o teste de uma inteligência de primeira classe é a capacidade de reter duas ideias opostas na mente ao mesmo tempo e ainda reter a capacidade de funcionar". A seguir, continua relacionando a frase com a situação atual. A liderança em uma crise concomitantemente faz referência ao desafio à frente, reconhecendo as contribuições feitas até o momento e capturando de maneira otimista a realidade que sairá da crise para um estado de normalidade. 

Além disso, cita que as comunicações de liderança na Cleveland Clinic estão baseadas na realidade de que o coronavírus representa um desafio existencial, juntamente com um tom de otimismo para garantir o êxito.  É importante que os líderes possam apresentar um comportamento otimista, pois seus atos influenciam outras pessoas, como sua equipe, por exemplo. 


Fonte: iStock 

Com base nessas 5 práticas específicas de liderança, o estudo concluiu que a crise eleva a necessidade de uma grande liderança tanto pelo sucesso em sua presença, quanto pelo fracasso em sua ausência. Ainda discursa sobre a importância de adotar medidas específicas, como essas que foram apresentadas, que podem ajudar a construir um planejamento mais eficiente. Essas reflexões são baseadas nas competências de liderança de Kouzes e Posner, autores do livro “O desafio da liderança”.

Encontre mais conteúdos para o aperfeiçoamento na liderança em saúde no BMJ Leader. Abaixo, separamos também duas publicações -  no formato de entrevista - de líderes em saúde que responderam sobre o papel da liderança, quais são as mudanças comportamentais diante da pandemia e como suas experiências anteriores têm influenciado suas ações.

Dez minutos com o Dr. Ian Reckless, diretor médico do Hospital Universitário Milton Keynes, NHS Foundation Trust

Dez minutos com o Dr. Hong Fung, CEO, Centro Médico da Universidade Chinesa de Hong Kong

Sobre o BMJ Leader:

O BMJ Leader - um dos produtos da BMJ - é um periódico internacional, on-line, de revisão por pares. Seu objetivo é trazer conteúdos focados em liderança em saúde e ajudar a construir gestores melhores, resilientes, com habilidades e conhecimentos eficazes em gestão. A publicação traz pesquisas e análises originais, interpretações da base de evidências e reflexões, debates com profissionais sobre os principais assuntos de liderança em saúde e assistência. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.