Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
4 Ferramentas que ajudam a encontrar o periódico adequado para a publicação de artigos científicos
  • Artigo
  • Dotlib, Ciências Sociais Aplicadas
  • 30/10/2019
  • JSTOR, Text Analyzer, Springer Nature Journal Suggester, artigos científicos

Escolher a revista ideal para publicar seu artigo é um passo muito importante. Perguntas como: qual a visibilidade que essa revista proporcionaria para o seu artigo? Ela é indexada a outras bases de dados? Tem credibilidade? Qual é o seu alcance? Possui Fator de Impacto? 

Esses são alguns dos questionamentos básicos para ajudar a identificar a relevância do periódico científico escolhido. Mas antes de analisar os indicadores da revista é preciso fazer uma triagem inicial para encontrar uma seleção que esteja dentro da sua especialidade e aceite a submissão do seu artigo. 

O passo a passo abaixo mostra a sequência normalmente seguida pelos pesquisadores:

  • Encontrar as revistas em que se poderá publicar;
  • Avaliar indicadores e identificar as mais relevantes/adequadas;
  • Escolher a revista ideal;
  • Revisar os requisitos para submissão de artigo nesta revista;
  • Efetivamente submeter seu conteúdo para revisão e potencial publicação.

 

Imagine o cenário: você realizou suas pesquisas, investiu recursos, tempo, dinheiro, conhecimento, preparou um conteúdo relevante e escreveu um artigo científico de alta qualidade. 

Agora basta escolher o periódico científico adequado e publicar. Tarefa bastante fácil, certo?

Na verdade, não é tão fácil assim para muitas pessoas. E o que parece ser apenas um detalhe durante todo o processo pode gerar boas dores de cabeça. Este estágio final de disponibilizar o seu artigo científico para o mundo é extremamente importante e deve ser tratado com o mesmo cuidado que você teve durante toda a produção do seu artigo científico.

Mas por que é importante?

Porque o periódico científico será o veículo que levará o seu conteúdo a outras pessoas. Se você deseja publicar um conteúdo científico, provavelmente tem a intenção de que ele seja visto e lido pelo máximo de pessoas, correto?

Olhamos para o mercado científico e observamos milhares de periódicos disponíveis e às vezes não sabemos muito bem nem por onde começar. Pode soar como aquele velho ditado: “É como procurar uma agulha em um palheiro.”

Uma das principais causas para a rejeição de um artigo científico é exatamente a falta de compatibilidade entre o conteúdo e o enfoque da revista. Ou seja, sem demagogia, você pode ter o melhor artigo do mundo, mas se for submetido para um periódico onde o foco de publicação é ligeiramente diferente poderá receber uma rejeição de imediato.

Por isso, esta parte merece o mesmo cuidado que você teve durante todo seu processo de pesquisa e produção do conteúdo. Felizmente, existem ferramentas que podem te ajudar nesta tarefa! 

Listamos aqui as 4 plataformas mais reconhecidas:

Text Analyzer - JSTOR

Se você tiver um foco maior na área de humanas, é crucial utilizar esta ferramenta da JSTOR, uma das principais bases de dados nesta área.

Com esse recurso é possível  fazer upload do seu artigo completo e a plataforma vai gerar recomendações de artigos similares ao seu com base na análise do seu texto.

A partir daí você poderá identificar em qual periódico esses artigos foram publicados e terá em suas mãos revistas em potencial que aceitariam o enfoque do seu conteúdo.

Edanz Journal Selector

Com o resumo do seu artigo em mãos, selecione a opção “Abstract / Keywords” no botão lateral esquerdo e cole seu resumo na área para texto. Logo em seguida a plataforma já te recomendará as revistas adequadas para o seu artigo, inclusive apontando informações como Fator de Impacto e oferecendo alguns filtros para que você possa refinar sua busca ainda mais.

Open Access Journal Finder powered by Enago

Neste caso é específico para revistas de acesso aberto, a plataforma segue o mesmo conceito. Cole o seu resumo e receba indicações imediatas de periódicos para enviar sua pesquisa.


Springer Nature Journal Suggester

A gigante do mercado, Springer Nature, também oferece esta possibilidade. Informando os detalhes do seu artigo a base você receberá sugestões de periódicos científicos com informações como: fator de impacto, número de dias que a editora leva para apresentar a primeira decisão, bem como a taxa de aceitação de cada título.

Vale reforçar que esta ferramenta apresenta exclusivamente os periódicos publicados pela Springer Nature.

Agora, você tem em mãos 4 ferramentas para te ajudar no processo de identificação das revistas para ter seu artigo publicado. Diferentes enfoques foram apresentados, seja ferramenta específica para títulos open access, especializadas em alguma área do conhecimento e de importantes editoras.

Então, dependendo do conteúdo do seu artigo, muito provavelmente, você poderá utilizar uma ou várias ferramentas dessa lista. O importante é destacar que todas são muito intuitivas, rápidas, com informações claras e objetivas para te auxiliar a descobrir periódicos adequados.

Aproveite para utilizá-las a seu favor, portanto, boas pesquisas e publicações!

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.