Dot.lib

Pesquisa foi realizada em bairros da Coreia do Sul e reflete os impactos da remodelação urbana conduzida tanto pela iniciativa privada quanto pelo Estado (imagem: Canva). Pesquisa foi realizada em bairros da Coreia do Sul e reflete os impactos da remodelação urbana conduzida tanto pela iniciativa privada quanto pelo Estado (imagem: Canva).
Wiley: gentrificação pode alienar moradores em seu próprio bairro, sugere estudo
  • Notícia
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • 05/11/2024
  • DotLib, Gentrificação, Economia, Sociedade, Urbanização, Wiley

A gentrificação tem gerado profundas transformações em bairros urbanos de todo o mundo. Essas regiões, que antes eram acessíveis, agora se tornam atrativos para residentes de alto poder aquisitivo e acabam por incomodar os locais. Um estudo publicado na revista Developing Economies, da Wiley, e conduzido por pesquisadores da Universidade Xi'an Jiaotong-Liverpool (China) e da Universidade de Liubliana (Eslovênia) mostrou os impactos dessa renovação urbana em dois bairros de Seul, na Coreia do Sul. A remodelação urbana no bairro de Sangwangsimni foi liderada pela iniciativa privada, resultando na substituição de áreas industriais por residências de luxo e o deslocamento direto de moradores.

Já na região de Changsin-Sungin, esse processo foi conduzido pelo Estado, sem o deslocamento direto dos moradores. Segundo Kon Kim, um dos autores do estudo, mesmo que moradores desse bairro não tenham sido fisicamente deslocados, muitos sentem que a transformação do bairro os desconecta emocionalmente de suas raízes e gera uma crescente alienação. Os resultados da pesquisa indicam que a remodelação urbana estatal, embora com menor impacto direto, ainda afeta o sentimento de pertencimento dos residentes. Uma moradora de Changsin-Sungin relatou sentir-se “como um animal em um zoológico” devido ao aumento de turistas no local, mas não se vê deixando a área.

Outro entrevistado elogiou a nova “vibração” do bairro, mas expressou receio de que a expansão de lojas sofisticadas acabe transformando sua vizinhança. Os autores planejam expandir o estudo para investigar o papel do Estado e a resistência popular à gentrificação, com o objetivo de contribuir para políticas urbanas mais equitativas. Kim destaca que o estudo oferece uma compreensão mais ampla do deslocamento indireto e simbólico, que ainda é pouco explorado, e espera que esses dados promovam cidades mais inclusivas e justas não só na Coreia do Sul, mas em outras regiões que também são afetadas pelo fenômeno da gentrificação.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.