Wiley: estilo de vida do pai pode causar alterações epigenéticas no DNA do filho
Um estudo publicado no Pediatric Investigation, da Wiley Online Library, aponta que o estilo de vida e a nutrição do pai antes da concepção podem afetar a saúde do filho. A pesquisa, intitulada “Developmental origins of health and disease: Impact of paternal nutrition and lifestyle”, analisou diversos estudos que sugerem que a alimentação do pai pode afetar a qualidade do esperma e, consequentemente, a saúde do filho em todas as fases do desenvolvimento.
Uma dieta rica em frutose, por exemplo, pode afetar negativamente a pressão arterial, o nível de adipocinas e as concentrações de ácido úrico de seus descendentes diretos na idade adulta, sendo estes marcadores de risco cardiovascular elevado. Além disso, o estudo apontou que o tabagismo, o consumo de álcool, o sedentarismo e o estresse vividos pelo pai antes da concepção podem levar a alterações epigenéticas que afetam a saúde da prole.
Outro fator é a idade avançada do genitor, que está associada a vários distúrbios genéticos, psiquiátricos e metabólicos nos filhos. Os pesquisadores destacam a importância de uma abordagem mais abrangente na promoção da saúde reprodutiva, levando em conta não apenas a saúde materna, mas também a paterna. Eles recomendam que os homens que planejam ter filhos adotem um estilo de vida saudável e evitem comportamentos de risco para garantir a saúde de suas futuras crianças.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.