Dot.lib

Tabagismo, consumo de álcool e estresse da parte paterna são alguns dos fatores que influenciam o desenvolvimento e a saúde da prole (imagem: Canva). Tabagismo, consumo de álcool e estresse da parte paterna são alguns dos fatores que influenciam o desenvolvimento e a saúde da prole (imagem: Canva).
Wiley: estilo de vida do pai pode causar alterações epigenéticas no DNA do filho
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 09/03/2023
  • DotLib, Epigenética, Filhos, Pais, Pediatria, Saúde masculina, Saúde reprodutiva, Wiley

Um estudo publicado no Pediatric Investigation, da Wiley Online Library, aponta que o estilo de vida e a nutrição do pai antes da concepção podem afetar a saúde do filho. A pesquisa, intitulada “Developmental origins of health and disease: Impact of paternal nutrition and lifestyle”, analisou diversos estudos que sugerem que a alimentação do pai pode afetar a qualidade do esperma e, consequentemente, a saúde do filho em todas as fases do desenvolvimento.

Uma dieta rica em frutose, por exemplo, pode afetar negativamente a pressão arterial, o nível de adipocinas e as concentrações de ácido úrico de seus descendentes diretos na idade adulta, sendo estes marcadores de risco cardiovascular elevado. Além disso, o estudo apontou que o tabagismo, o consumo de álcool, o sedentarismo e o estresse vividos pelo pai antes da concepção podem levar a alterações epigenéticas que afetam a saúde da prole.

Outro fator é a idade avançada do genitor, que está associada a vários distúrbios genéticos, psiquiátricos e metabólicos nos filhos. Os pesquisadores destacam a importância de uma abordagem mais abrangente na promoção da saúde reprodutiva, levando em conta não apenas a saúde materna, mas também a paterna. Eles recomendam que os homens que planejam ter filhos adotem um estilo de vida saudável e evitem comportamentos de risco para garantir a saúde de suas futuras crianças.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.