Dot.lib

Medicamento pode ser grande aliado no tratamento desse tipo de câncer, que é agressivo e afeta os idosos (Fonte: iStock). Medicamento pode ser grande aliado no tratamento desse tipo de câncer, que é agressivo e afeta os idosos (Fonte: iStock).
Tepotinib é aprovado pela Anvisa para tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas avançado
  • Notícia
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde
  • 10/08/2021
  • Oncologia, Câncer de Pulmão, NEJM, Tepotinib, DotLib

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, recentemente, o medicamento Tepotinib para o tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas avançado, com mutação do tipo skipping do gene METex 14. Na fase 2 do estudo, publicado no periódico científico New England Journal of Medicine (NEJM), a substância mostrou eficácia de 43% por cerca de 11 meses e taxa de sobrevida de 17%. Vale lembrar que os dados desta pesquisa nortearam o órgão estatal de saúde na aprovação da droga.

O oncologista e pesquisador no Instituto Nacional de Câncer (Inca), Luiz Henrique Araújo, afirma que já existem outros medicamentos inibidores de MET, mas o Tepotinib inova por ser de apenas uma dose por dia, via oral. “Apesar de não termos um ensaio comparando o Tepotinib com a primeira linha de tratamento (só quimioterapia, ou químio combinada com a imunoterapia), a atratividade de ter uma terapia oral com uma taxa de resposta desse nível é alta”, afirma o médico.

Geralmente, este tipo de câncer afeta pessoas de 60 a 70 anos e costuma ser agressivo, com poucas chances de tratamento. Dessa forma, a droga é uma grande aliada, uma vez que ataca as células cancerígenas no local exato. Além disso, a aplicação simples e não invasiva da molécula no organismo melhora a qualidade de vida do paciente, que já pode estar comprometida nesse estágio da doença.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.