Tepotinib é aprovado pela Anvisa para tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas avançado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, recentemente, o medicamento Tepotinib para o tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas avançado, com mutação do tipo skipping do gene METex 14. Na fase 2 do estudo, publicado no periódico científico New England Journal of Medicine (NEJM), a substância mostrou eficácia de 43% por cerca de 11 meses e taxa de sobrevida de 17%. Vale lembrar que os dados desta pesquisa nortearam o órgão estatal de saúde na aprovação da droga.
O oncologista e pesquisador no Instituto Nacional de Câncer (Inca), Luiz Henrique Araújo, afirma que já existem outros medicamentos inibidores de MET, mas o Tepotinib inova por ser de apenas uma dose por dia, via oral. “Apesar de não termos um ensaio comparando o Tepotinib com a primeira linha de tratamento (só quimioterapia, ou químio combinada com a imunoterapia), a atratividade de ter uma terapia oral com uma taxa de resposta desse nível é alta”, afirma o médico.
Geralmente, este tipo de câncer afeta pessoas de 60 a 70 anos e costuma ser agressivo, com poucas chances de tratamento. Dessa forma, a droga é uma grande aliada, uma vez que ataca as células cancerígenas no local exato. Além disso, a aplicação simples e não invasiva da molécula no organismo melhora a qualidade de vida do paciente, que já pode estar comprometida nesse estágio da doença.
Link do artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.