
Springer Nature: cratera de impacto mais antiga do mundo é descoberta na Austrália
Cientistas da Curtin University identificaram a cratera de impacto de meteorito mais antiga já registrada, com 3,5 bilhões de anos. De acordo com o artigo publicado na Nature Communications — um periódico da Springer Nature — a descoberta está na região de Pilbara, na Austrália Ocidental, e pode revolucionar o entendimento sobre as origens da vida e a formação do planeta. “Antes da nossa descoberta, a cratera de impacto mais antiga tinha 2,2 bilhões de anos, então esta é de longe a cratera mais antiga já encontrada na Terra”, afirmou o professor Tim Johnson, um dos responsáveis pelo estudo.
A equipe encontrou a cratera por meio da análise dos chamados “cones de estilhaçamento”, formações rochosas características de impactos de alta intensidade. O meteorito teria atingido a Terra a mais de 36.000 km/h, gerando uma cratera com mais de 100 km de largura e espalhando detritos por todo o planeta. Segundo o professor Johnson, esse estudo preenche uma lacuna na compreensão sobre impactos antigos e sugere que outras crateras semelhantes ainda podem ser descobertas.
Além de alterar a percepção sobre a história geológica da Terra, a descoberta pode ajudar a explicar o surgimento da vida. O professor Chris Kirkland, coautor do estudo, destacou que esses impactos criaram ambientes favoráveis à vida microbiana, como piscinas de água quente. “A tremenda quantidade de energia desse impacto pode ter desempenhado um papel na formação da crosta terrestre primitiva”, explicou. Os pesquisadores acreditam que eventos como esse podem ter contribuído para a formação dos crátons, estruturas geológicas que deram origem aos continentes.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.