Dot.lib

Pesquisadores sugerem que a diferença pode estar na maneira como o psicoativo é fumado e na fumaça que entra nos pulmões sem ser filtrada (imagem: Canva). Pesquisadores sugerem que a diferença pode estar na maneira como o psicoativo é fumado e na fumaça que entra nos pulmões sem ser filtrada (imagem: Canva).
RSNA: enfisema é mais comum em fumantes de maconha do que em fumantes de tabaco, diz estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 03/01/2023
  • DotLib, Radiologia, RSNA, Tabagismo, Maconha, Enfisema, Pulmão, Tabaco

A incidência de inflamação das vias aéreas e de enfisema é mais comum em fumantes de maconha do que nos fumantes de tabaco. É o que diz um estudo publicado na Radiology, um periódico da Radiological Society of North America (RSNA). Os pesquisadores sugerem que, dentre vários fatores, dois podem ser determinantes nesse cenário: a maneira como a fumaça é inalada e o fato de que um cigarro da erva psicoativa pode depositar quatro vezes mais partículas no pulmão do que um cigarro comum.

Para chegar a essa conclusão, os estudiosos compararam os resultados de tomografias computadorizadas de 56 fumantes de maconha com os de 33 fumantes apenas de tabaco e com 57 de não fumantes. Os resultados mostraram que 75% dos voluntários do primeiro grupo desenvolveram enfisema pulmonar contra 67% do segundo grupo e apenas 5% do terceiro. Além disso, a ginecomastia — aumento do tecido mamário masculino por disfunções hormonais — foi encontrada em 38% dos usuários de maconha, contra 11% dos fumantes apenas de tabaco e 16% dos não fumantes.

De acordo com a professora da Universidade de Ottawa e autora do estudo, Giselle Revah, a pesquisa foi motivada pelo aumento no consumo da maconha após a legalização para uso recreativo no Canadá e pela falta de dados científicos sobre seus efeitos nos pulmões. A equipe se surpreendeu com os resultados: “(...) nossos resultados ainda foram significativos quando comparamos os grupos não pareados por idade, incluindo pacientes mais jovens que fumavam maconha e que presumivelmente tiveram menos exposição ao longo da vida à fumaça do cigarro”, explicou a professora.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.