Dot.lib

Entenda como esse processo auxilia os profissionais da saúde, trazendo rigor à prática clínica, evitando erros e garantindo a segurança do paciente (imagem: Canva). Entenda como esse processo auxilia os profissionais da saúde, trazendo rigor à prática clínica, evitando erros e garantindo a segurança do paciente (imagem: Canva).
Raciocínio clínico: o que é e qual a sua importância
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 28/04/2023
  • Diagnóstico, DotLib, Enfermagem, Farmácia clínica, Medicina, Raciocínio clínico

Ainda que a tecnologia e as ciências médicas tenham evoluído a passos largos nas últimas décadas, a prática clínica ainda depende muito da avaliação do médico. Esta, por sua vez, é construída e desenvolvida pelos estudos, pelas experiências e pelos desafios enfrentados pelo profissional na rotina do seu trabalho.

Essa avaliação ocorre durante todo o atendimento, desde a primeira consulta ou entrada no hospital até a escolha do tratamento e finalização do acompanhamento ao paciente e é extremamente importante para evitar erros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 140 milhões de pessoas são afetadas por diagnósticos errados e falhas médicas no mundo.

No Brasil, 1,3 milhão sofre pelo menos um efeito colateral causado por negligência ou imprudência durante o tratamento médico, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar da Universidade Federal de Minas Gerais (Iess-UFMG). Ainda, 55 mil pessoas morrem anualmente no país (quase seis por hora) por esses erros.

Neste contexto, a Dot.Lib preparou este artigo para tirar as dúvidas sobre o que é o raciocínio clínico e para mostrar como ele pode auxiliar médicos e demais profissionais da saúde a evitar os temidos erros médicos e garantir a segurança do paciente. Confira a seguir.

O que é o raciocínio clínico?

O raciocínio clínico é um processo cognitivo complexo essencial nas tomadas de decisão da equipe médica diante do quadro apresentado pelo paciente. Há várias definições, sendo a do JAMA uma das mais abrangentes: “raciocínio clínico é a integração de informações clínicas, conhecimento médico e fatores contextuais (situacionais) para tomar decisões sobre o atendimento ao paciente”.

Em outras palavras, sua função é encontrar um padrão fisiopatológico que ajude a determinar o diagnóstico correto e o tratamento adequado por meio da coleta, análise e síntese dos dados clínicos. Esse processo é composto por quatro fases na seguinte ordem: conhecimento, planejamento, ação e avaliação.

Raciocínio clínico: infográfico com as etapas que constituem o raciocínio clínico

Fases e etapas do raciocínio clínico (imagem: Dot.Lib).

A primeira fase (conhecimento) é o momento de conhecer o paciente, coletar informações que possam dar pistas sobre o problema clínico; também é necessário processar essas informações, sempre observando se há alterações na situação do paciente. Na segunda fase (planejamento), os profissionais da saúde devem identificar problemas e padrões fisiopatológicos para estabelecer um diagnóstico definitivo.

Na terceira (ação), é hora de executar os procedimentos clínicos com base no diagnóstico estabelecido (avaliações, exames, monitoramentos, intervenções cirúrgicas e/ou terapias medicamentosas). Na quarta e última fase (avaliação), é necessário revisar a condição do paciente para observar se houve alguma melhora; uma vez que o caso esteja encerrado, o processo é finalizado com uma reflexão sobre todas as informações e aprendizados obtidos e o que pode ser aprimorado.

Por que é importante?

Quando bem executado, o raciocínio clínico evita os erros de diagnóstico e as falhas médicas, como os eventos adversos, aprimora a investigação clínica e garante uma assistência médica de qualidade, comprometida com a melhora e segurança do paciente. Além disso, o processo otimiza a prática clínica ao dispensar a realização de exames e demais procedimentos desnecessários, o que dá mais tempo para se dedicar ao paciente e reduz os custos hospitalares. 

Um aliado para o raciocínio clínico

Como dito anteriormente, o raciocínio clínico é um processo cognitivo que envolve o constante aprendizado dos profissionais da saúde, seja nas experiências adquiridas no dia a dia de clínicas, hospitais e centros ambulatoriais, seja nas salas de aula. Ainda que o raciocínio clínico seja uma área desafiadora da Medicina, já é possível contar com recursos para facilitar a aprendizagem e a prática deste processo, tornando-o cada vez mais acessível para todos os médicos, iniciantes ou veteranos.

O NEJM Healer oferece uma nova maneira de ensinar e avaliar explicitamente essas etapas cognitivas, sendo a única plataforma de aprendizado virtual que ensina e avalia explicitamente as habilidades de raciocínio clínico. Para isso, a plataforma divide os elementos-chave desse processo complexo em habilidades distintas, mas relacionadas, como a aquisição de dados, a representação de problemas e a geração de hipóteses, chegando ao diagnóstico diferencial.

Raciocíno clínico: logo do NEJM Healer

Imagem: NEJM Healer / Dot.Lib.

Além disso, o NEJM Healer disponibiliza uma crescente biblioteca padrão-ouro de scripts de doenças, que cobre as enfermidades mais comuns e potencialmente fatais que os alunos precisam dominar em sua jornada em direção à excelência diagnóstica. Por meio das narrativas tradicionais sobre definições de doenças e fisiopatologia, esses scripts são únicos em fornecer uma extensa lista de definição e discriminação de dados com taxas de probabilidade associadas e justificativa de especialistas.

Se você quer saber mais sobre NEJM Healer e a infinidade de benefícios que ele pode trazer para a instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário clicando aqui. Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e aproveite para se inscrever na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.