Dot.lib

Conheça as modalidades de detecção que auxiliam no diagnóstico precoce e tratamento eficaz da doença (imagem: Canva). Conheça as modalidades de detecção que auxiliam no diagnóstico precoce e tratamento eficaz da doença (imagem: Canva).
Novembro Azul: exames de imagem no diagnóstico do câncer de próstata
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 25/11/2022
  • Câncer, Câncer de próstata, Diagnóstico, DotLib, Novembro Azul, Oncologia

O câncer de próstata é uma doença que atinge milhares de homens todos os anos no mundo inteiro, sendo o tipo de câncer com maior incidência entre o sexo masculino. De acordo com a Estimativa do Câncer 2020, criada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), 29% dos diagnósticos de câncer no Brasil são de próstata, com estimativa de mais de 65 mil casos por ano entre 2020 e 2022. Por ocasião da campanha Novembro Azul — dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata — a Dot.Lib preparou este artigo para reunir informações sobre o diagnóstico da doença e mostrar os avanços da Medicina nos exames e tratamentos oncológicos.

Os exames de detecção do câncer de próstata podem ajudar na definição de diagnóstico precoce, facilitando a escolha do tratamento mais eficaz e aumentando as chances de cura da doença. Apesar disso, o preconceito por parte da população masculina — sobretudo no caso do exame do toque retal, que é o mais conhecido — também é algo a ser combatido, uma vez que é um procedimento necessário, mas não é o único.

Diagnóstico

Para entender melhor como funcionam os exames para a detecção da doença, é importante entender de que forma ela surge e se desenvolve. Este tipo de câncer ocorre quando há um tumor na glândula prostática, o que geralmente é perceptível pelo seu tamanho e, por isso, capaz de ser indicado em um exame de toque retal.

No entanto, apenas o exame do toque retal não será capaz de determinar com precisão um diagnóstico de câncer. Nesse sentido, outro exame fundamental é o exame de antígeno prostático específico, ou PSA, que é um indicador da saúde da próstata.

Simulação 3D de um tumor na glândula prostática

Simulação 3D de um tumor na glândula prostática (imagem: Canva).

Com ou sem sintomas, caso o paciente tenha alguma suspeita levantada por esses exames preventivos, serão necessários outros exames para chegar a uma definição do quadro de saúde. O diagnóstico final do câncer de próstata só pode ser feito com uma biópsia da próstata.

Exames de imagem

Após a confirmação da doença, é comum que o médico recomende exames de imagem para aperfeiçoar o seu diagnóstico e tomar uma decisão mais embasada de qual tratamento recomendar ao paciente. A lista a seguir faz referência aos exames mais recomendados a partir dos resultados obtidos do exame do toque, do PSA, a pontuação Gleason e a biópsia.

Um dos principais motivos para uma nova bateria de exames é determinar quão disseminada no corpo a doença está. Por isso, alguns casos podem não ser necessários exames de imagem, como nos pacientes com exame de toque retal normal, PSA baixo e pontuação de Gleason baixa, já que a chance de a doença ter se espalhado é muito baixa em cenários como esse. Nos casos em que exames de imagem posteriores são necessários, os mais comuns são os seguintes:

Ultrassom transretal

Uma pequena sonda é inserida no reto do paciente para captar os ecos e transformá-los digitalmente em uma imagem em preto e branco da próstata. O procedimento é indolor e dura menos de 10 minutos. Entre as principais funções do exame estão: diagnosticar áreas suspeitas da próstata em pacientes com resultados anormais no exame de toque ou PSA, guiar o posicionamento correto das agulhas durante a biópsia da próstata, medir o tamanho da glândula e a densidade do PSA e utilizar como guia durante a braquiterapia ou crioterapia.

Saiba o que os especialistas dizem a respeito da eficácia do ultrassom transretal no artigo “Uso de ultrassom transretal para estadiar a replicação do câncer de próstata”.

Ressonância magnética

Médicos avaliando imagens obtidas por ressonância magnética

Médicos avaliando imagens obtidas por ressonância magnética (imagem: Canva).

Mais uma opção de exame de imagem, a ressonância usa ondas eletromagnéticas para formar imagens detalhadas dos tecidos moles do corpo. O procedimento determina se o paciente deve ou não fazer uma biópsia da próstata, define o estadiamento da doença e ainda auxilia na biópsia, seja posicionando as agulhas ou indicando onde há mais chances de se encontrar o tumor.

Saiba o que os especialistas dizem a respeito da eficácia da ressonância magnética no artigo “Triagem de câncer de próstata baseada em ressonância magnética”.

Cintilografia óssea

Exemplo de uma imagem obtida a partir da cintilografia óssea

Exemplo de uma imagem obtida a partir da cintilografia óssea (imagem: Canva).

É um exame de imagem indicado, sobretudo, para diagnosticar a metástase óssea. Isso porque o câncer de próstata costuma se espalhar primeiro para os ossos. No entanto, a cintilografia óssea apenas sugere a metástase, sendo necessária a realização de exames complementares que podem ir desde uma radiografia simples até uma biópsia óssea. O procedimento é feito através da injeção de uma pequena quantidade de material radioativo na veia do paciente. Depois de algumas horas, o material é atraído pelo tecido ósseo afetado.

Saiba o que os especialistas dizem a respeito da eficácia da cintilografia óssea no artigo “Avaliação da Fase 3 do Índice Automatizado de Varredura Óssea como um Biomarcador Prognóstico de Imagem da Sobrevivência Geral em Homens com Câncer de Próstata Metastático Resistente à Castração”.

Tomografia computadorizada

Paciente masculino entrando na máquina de tomografia computadorizada

Paciente masculino entrando na máquina de tomografia computadorizada (imagem: Canva).

Embora seja incomum, o exame pode auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata ao verificar se houve disseminação da doença para os linfonodos próximos. Também pode ser útil em casos em que há recidiva — quando a doença volta a aparecer depois do tratamento realizado. Neste cenário, a tomografia computadorizada verifica se a doença está invadindo outros órgãos ou estruturas da pelve.

Saiba o que os especialistas dizem a respeito da eficácia da tomografia computadorizada no artigo “Custo-efetividade do rastreamento do câncer de próstata usando ressonância magnética ou biópsia padrão com base no estudo STHLM3-MRI”.

Sobre o JAMA

Logo da American Medical Association

Imagem: American Medical Association / Dot.Lib.

Os comentários de especialistas e pesquisas científicas usados como referência para este artigo foram revisados e publicados no JAMA Network, o periódico oficial da renomada American Medical Association (AMA) que, há mais de 160 anos, representa o que há de melhor e mais atual na Medicina.

O periódico é dividido por especialidades, entre as quais estão: cardiologia, dermatologia, medicina interna, neurologia, oncologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, psiquiatria, procedimentos cirúrgicos. Além disso, é possível ter acesso aos arquivos de produções científicas nas áreas de neurologia e psiquiatria de 1919 a 1959 e ao The JAMA Network Backfiles, que recupera as edições mais antigas do journal, desde sua primeira publicação em 1883.

Se você quer conhecer o portfólio do JAMA Network e deseja incorporá-lo na sua pesquisa ou na sua instituição, contate-nos pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais dicas como essas, siga-nos nas redes sociais, acompanhe o nosso blog e fique atento aos tutoriais em vídeo no canal oficial da Dot.Lib no Youtube, a Dotlib TV.

 

 

Leia também: Novembro Azul: conheça a data e sua importância

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.