Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Medicamentos usados no tratamento de hepatite C inibem a replicação do novo coronavírus, diz estudo
  • Notícia
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 30/06/2020
  • coronavírus, hepatite C, daclastavir, sofosbuvir

Uma pesquisa liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que medicamentos usados no tratamento da hepatite C podem ser promissores no combate ao novo coronavírus. Os experimentos realizados nas células indicaram que as substâncias daclastavir e sofosbuvir inibem a replicação do vírus.

Os resultados dos testes em laboratório mostraram que o antiviral daclastavir reduziu a produção de partículas virais infectadas em três linhagens diferentes, incluindo células pulmonares humanas. O sofosbuvir inibiu a replicação viral em linhagens de células humanas pulmonares e hepáticas em menor escala, porém não mostrou eficácia nos testes em células Vero - derivadas de rim de macacos e utilizadas em estudos de virologia. Os pesquisadores observaram que a ação do declastavir sobre o novo coronavírus foi mais eficaz que o sofosbuvir.

De acordo com o pesquisador e líder do estudo, Thiago Moreno, os parâmetros farmacológicos do daclastavir contra o patógeno SARS-CoV-2 indicaram que o medicamento tem potencial para ensaios clínicos. “Esses resultados sugerem fortemente que o daclastavir, devido a seus efeitos anti-Sars-CoV-2 e anti-inflamatórios, pode trazer benefícios para pacientes com Covid-19”, pontua Thiago, ressaltou Thiago.  O estudo foi publicado no site de preprint bioRvix, que é operado pela Cold Spring Harbor Laboratory.

Link da notícia completa, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.