Dot.lib

Saiba quais são essas relações, como se dão e como podem impactar o atendimento ao paciente e todo o sistema de saúde (Imagem: iStock). Saiba quais são essas relações, como se dão e como podem impactar o atendimento ao paciente e todo o sistema de saúde (Imagem: iStock).
Mapeamento de conflito de interesses: uma revisão de escopo
  • Artigo
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde
  • 04/03/2022
  • Farmácia, Medicina, DotLib, Conflito de Interesses

Em um influente relatório de 2009, o Institute of Medicine descreveu um ecossistema de saúde multifacetado e repleto de influência da indústria. Os profissionais de saúde, pesquisadores, instalações de cuidados clínicos, revistas, sociedades profissionais e outras instituições de saúde e organizações de apoio envolvidas nas principais atividades profissionais da Medicina são todos essenciais para o ecossistema de saúde.

Isso porque são responsáveis por fornecer cuidados benéficos aos pacientes, conduzir pesquisas válidas e fornecer educação clínica baseada em evidências e orientação. Ao fazê-lo, esses indivíduos e instituições frequentemente colaboram com fabricantes de produtos farmacêuticos, de dispositivos médicos e de biotecnologia.

Embora essas entidades com fins lucrativos desempenhem um papel crucial no ecossistema, principalmente no desenvolvimento de novos testes e tratamentos, seu principal objetivo é garantir retorno financeiro aos acionistas. Assim, as colaborações da indústria inevitavelmente introduzem um potencial viés comercial no ecossistema de saúde.

Com a ausência de supervisão rigorosa de conflito de interesses em todo o sistema, o Institute of Medicine alertou que os extensos laços da Medicina com a indústria de produtos médicos “ameaçam a integridade das investigações científicas, a objetividade da educação médica, a qualidade do atendimento ao paciente e a confiança do público na Medicina”.

Controlar o conflito de interesse em todo o ecossistema, no entanto, requer uma compreensão sobre o sistema e de como a influência pode entrar e circular por ele. A pesquisa sobre a influência da indústria de produtos médicos é volumosa e está em expansão, auxiliada em grande parte por novas fontes de dados, como Open Payments, um banco de dados federal dos EUA que torna público quase todos os pagamentos a médicos e hospitais universitários por empresas farmacêuticas, dispositivos médicos e outros fabricantes de produtos de saúde.

Outras linhas de investigação começaram a explorar os laços entre empresas de produtos médicos e reguladores, grupos de defesa de pacientes e outras partes influentes no ecossistema de saúde. E a lente analítica se ampliou para incluir não apenas laços financeiros, mas também não financeiros, como fabricantes de produtos médicos que oferecem aos profissionais de saúde dados de pesquisa, autoria e outras oportunidades de avanço profissional.

No entanto, com poucas exceções, a maioria das análises se concentra em um ou dois tipos estreitos de vínculos entre a indústria de produtos médicos e uma única parte, como profissionais de saúde, hospitais ou periódicos, ou uma única atividade, como pesquisa, educação ou cuidados clínicos. A realidade é que as empresas adotam uma abordagem multifacetada para desenvolver e comercializar produtos, contando com a assistência de várias partes influentes em todo o ecossistema de saúde.

A epidemia de opioides nos EUA, por exemplo, fornece vários casos de fabricantes farmacêuticos desenvolvendo estrategicamente laços financeiros com várias entidades no ecossistema de saúde e aproveitando-as para criar influências secundárias, resultando em profundos danos ao paciente. As interações complexas evidentes no caso dos opioides, no entanto, raramente são documentadas ou exploradas na literatura sobre conflito de interesses.

Os autores do presente estudo dizem não conhecer nenhum estudo que tenha se esforçado para identificar e caracterizar toda a extensão dos laços da indústria de produtos médicos em todo o ecossistema de saúde, que envolve indivíduos e organizações que prestam serviços de saúde, bem como políticos, reguladores, entidades da cadeia de suprimentos e outros que moldam a prática da Medicina indiretamente.

Todo o espectro de vínculos diretos e caminhos indiretos subsequentes para influência potencial podem resultar em efeitos cumulativos no atendimento ao paciente e na confiança do público e, portanto, é importante documentá-los e avaliá-los sistematicamente.

Portanto, os autores deste estudo desenvolveram um mapa baseado em evidências para abranger a complexa rede de laços entre as indústrias farmacêutica, de dispositivos médicos e biotecnologia e o ecossistema de saúde. Para identificar todos os caminhos conhecidos que podem permitir que as empresas influenciem o atendimento ao paciente, foi explorada sistematicamente toda a gama de laços diretos do setor, financeiros e não financeiros, em todo o ecossistema, bem como laços indiretos de e para outras partes e atividades dentro o ecossistema de saúde.

Também foram catalogadas a presença de supervisão de conflito de interesses ao longo dessas rotas, bem como até que ponto os laços do setor são transparentes para os reguladores, o público e outros públicos importantes. Os resultados fornecem uma visão em nível de sistema do potencial de influência do setor de produtos médicos em todo o ecossistema de saúde.

Métodos

(Imagem: iStock)

Os métodos foram duplos: primeiro, foram utilizadas pesquisas bibliográficas direcionadas e informações de especialistas para elaborar um mapa que descreve os laços entre as indústrias farmacêutica, de dispositivos médicos e de biotecnologia e as principais atividades e partes relacionadas à saúde que moldam a utilização (ou seja, prescrição e uso de dispositivos médicos e produtos de biotecnologia). Em seguida, esse escopo passou por uma revisão sistemática para verificar e refinar o mapa, além de catalogar e caracterizar todos os vínculos documentados do setor em todo o ecossistema de saúde.

Mapeamento

As publicações conhecidas pela equipe de pesquisa foram revisadas (em particular, o extenso relatório de 2009 do Institute of Medicine) e foram catalogadas todas as partes identificadas (indivíduos e organizações envolvidas na área da saúde, como hospitais, prescritores, agências de saúde pública), atividades (domínios de investigação clínica, julgamento e tomada de decisão, como pesquisa, atendimento clínico, desenvolvimento de diretrizes) e ligações entre eles.

Usando termos como “indústria farmacêutica”, “indústria de dispositivos” e “conflito de interesses” e a função “artigos semelhantes”, foi realizada uma busca direcionada nas literaturas médicas e científicas por meio do PubMed para documentar os laços da indústria com essas partes e atividades, bem como quaisquer partes, atividades e vínculos adicionais no ecossistema de saúde. Para explorar ainda mais ligações adicionais e mal documentadas, o Google foi a plataforma escolhida para pesquisar a literatura cinzenta, publicações de negócios e literatura leiga, como artigos de jornais e revistas.

Todos os investigadores realizaram pesquisas no Google de forma independente até que a saturação fosse alcançada, ou seja, nenhuma nova atividade, partes ou vínculos foram identificados. Os achados dessa pesquisa foram usados para elaborar um mapa preliminar do ecossistema de saúde, mostrando a rede de vínculos entre a indústria e cada parte e atividade, bem como os laços entre partes e atividades.

Em seguida, foram obtidas informações de um painel internacional de especialistas com ampla experiência em vínculos com o setor e profundo conhecimento de partes e atividades específicas. Especialistas proeminentes em vínculos do setor com partes ou domínios de saúde ou ambos foram selecionados, assim como especialistas que pudessem refletir sobre esses problemas internacionalmente, não apenas no contexto dos EUA. Além disso, foram incluídos especialistas com profundo conhecimento de sistemas de precificação e distribuição, pois esses tópicos raramente aparecem na literatura sobre conflito de interesses.

Por meio do WebEx, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com especialistas individualmente para revisar o mapa, usando seus comentários continuamente para pesquisar mais a literatura, avaliar os empates representados, identificar os empates ausentes e refinar o mapa de acordo. O trabalho foi iterativo, com alterações na abordagem geral, categorizações e apresentação visual até chegar a um consenso dentro da equipe de pesquisa.

Os especialistas foram recrutados até atingir a saturação (sem sugestões de alterações adicionais), o que ocorreu após a entrevista de oito especialistas. Também foram solicitados comentários adicionais e aprovação final dos especialistas por e-mail. Por fim, trabalhamos com especialistas em design para otimizar a clareza visual do mapa.

Revisão do escopo

Foi feita uma revisão sistemática de escopo dos vínculos da indústria de produtos médicos para verificar e refinar o mapa, catalogando e caracterizando os vínculos financeiros e não financeiros documentados em todo o amplo ecossistema de saúde. Os métodos são relatados de acordo com os itens de relatório preferidos para revisões sistemáticas e extensão de meta-análises para revisões de escopo (PRISMA-SCR).

Protocolo

As revisões de escopo não são elegíveis para registro no PROSPERO — um banco de dados público com registro de protocolos de revisões sistemáticas. No entanto, foi usado o protocolo de revisão sistemática do Prospero para fins de planejamento e relatório.

Critérios de elegibilidade

A revisão de escopo incluiu estudos experimentais e observacionais qualitativos e quantitativos com texto completo disponível em inglês. Os estudos incluídos documentaram os laços entre a indústria e uma parte ou atividade no ecossistema de saúde. A revisão de escopo excluiu comentários, apresentações de conferências, resumos, revisões de literatura, cartas e editoriais.

Fontes de informação e estratégia de busca

Usando termos de pesquisa derivados da revisão inicial da literatura, incluindo “droga”, “dispositivo”, “influência da indústria”, “suporte comercial” e “conflito de interesse”, foi realizada uma revisão de escopo (por meio do PubMed, Scopus e Embase) das literaturas médica, científica e cinzenta até 31 de dezembro de 2019, para identificar sistematicamente todas as investigações publicadas que documentam essas e outras atividades emergentes, partes relevantes no ecossistema de saúde e vínculos. Também constam registros das pesquisas manuais anteriores que se concentravam em possíveis vínculos mal documentados.

Políticas relevantes para conflito de interesses e fontes de dados publicamente disponíveis que apareceram nas pesquisas foram coletadas para análise separada. Para complementar a busca por políticas e fontes de transparência, também foram coletadas informações do MediSpend Legislative Watch — um site voltado para o setor que compila resumos e links para políticas de conflito de interesses e requisitos de transparência em países da América do Norte, Europa, Oriente Médio, e Ásia.

Processo de seleção de estudos

Todos os resultados da pesquisa foram importados para o Covidence, um software de revisão sistemática online. Os critérios de elegibilidade foram importados como um conjunto de códigos que foram usados ​​para triagem. Para garantir a confiabilidade, vários revisores examinaram todos os itens, com as diferenças resolvidas por meio de discussão.

Itens de dados e processo de coleta de dados

Para todos os artigos incluídos, foram abstraídos dados sobre atividades, partidos, tipos de vínculos (financeiros, não financeiros), ano e local de estudo, tipo de publicação e fonte de financiamento. O formulário de abstração de dados foi testado em amostras aleatórias de dez estudos incluídos e modificados conforme necessário usando o feedback da equipe.

A abstração completa dos dados começou após quatro rodadas de testes piloto, uma vez que a concordância entre os codificadores foi obtida (93,48-100%); estatísticas calculáveis ​​κ variaram de 0,63-0,95, indicando concordância substancial a quase perfeita. Posteriormente, um dos dois membros da equipe abstraiu cada estudo incluído, com feedback adicional de outros conforme necessário.

Avaliação da qualidade metodológica

A qualidade metodológica ou o risco de viés dos artigos incluídos não foram avaliados, o que é consistente com as orientações sobre a condução de revisões de escopo.

Síntese

O Microsoft Excel foi usado para criar estatísticas descritivas para caracterizar as publicações identificadas nesta revisão de escopo ao longo dos domínios extraídos. Os dados dos resultados de escopo foram usados ​​para refinar e verificar o mapa criado pelos autores deste estudo, identificando, caracterizando e organizando todos os caminhos conhecidos pelos quais as empresas podem influenciar o atendimento ao paciente. Outros mapas foram criados para mostrar separadamente os pontos de entrada financeiros e não financeiros do setor no sistema.

Envolvimento do paciente e do público

Não incluímos pacientes ou membros do público na pesquisa, pois isso estava além do escopo do estudo. Um representante do paciente revisou o manuscrito após a submissão.

Resultados

(Imagem: iStock)

Mapeamento: a indústria e o ecossistema de saúde

O mapa 1 retrata o ecossistema de saúde, mapeando a complexa rede de laços associados às indústrias farmacêutica, de dispositivos médicos e de biotecnologia nas principais atividades e partes do ecossistema de saúde. Além de seus vínculos diretos com todas as partes e algumas atividades, a indústria de produtos médicos tem vários vínculos indiretos em todo o ecossistema de saúde. Da mesma forma, os laços não financeiros podem reforçar ou estender os laços financeiros das empresas.

As partes relevantes do sistema operam em diversos setores da vida pública e privada e incluem entidades sem fins lucrativos (por exemplo, fundações, grupos de defesa), a profissão de saúde (periódicos, faculdades de medicina, profissionais individuais), a cadeia de suprimentos do mercado (pagadores, agentes de compra e distribuição) e governo (funcionários públicos, reguladores etc.). A indústria de produtos médicos também têm vínculos diretos com pacientes e prescritores.

Notavelmente, a categoria de prescritor é distinta da categoria de profissionais individuais, embora alguns médicos possam pertencer a ambas as categorias: prescritor denota médicos em uma função de atendimento ao paciente (por exemplo, médicos, enfermeiros, assistentes médicos, profissionais de enfermagem avançados) que determinam diretamente a utilização de produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e produtos de biotecnologia.

Já os profissionais individuais incluem mais amplamente clínicos, pesquisadores e outros profissionais de saúde e especialistas envolvidos em pesquisa, desenvolvimento de diretrizes, seleção de formulários, educação profissional de saúde e outras atividades extra clínicas.

Muitos vínculos da indústria de produtos médicos com essas partes são financeiros, envolvendo dinheiro ou itens de valor financeiro, como quando as empresas negociam preços com agentes da cadeia de suprimentos; compram reimpressões de revistas; fazem contribuições a funcionários públicos para campanhas; fornecem consultoria, palestras ou pagamentos de líderes de opinião para profissionais de saúde; ou apoiam financeiramente agências governamentais, organizações de saúde e entidades sem fins lucrativos por meio de doações, subsídios ou taxas.

Outros vínculos não são financeiros, como na publicidade direta ao consumidor das empresas para pacientes, publicidade e detalhamento de prescritores, trabalho de consultoria profissional não remunerado ou oferta de dados, autoria e outras oportunidades profissionais para clínicos e pesquisadores. Todos os tipos de partido têm vínculos financeiros com empresas de produtos médicos.

O ecossistema de saúde também inclui cinco atividades de investigação clínica, julgamento e tomada de decisão com risco de viés comercial. A indústria de produtos médicos participa diretamente de duas dessas atividades: pesquisa e desenvolvimento de diretrizes. Novamente, os laços podem ser financeiros, não financeiros ou ambos. Por exemplo, as empresas podem financiar diretamente pesquisas ou desenvolvimento de diretrizes e podem fornecer diretamente dados, conteúdo ou outros ativos não financeiros em apoio a essas atividades.

A indústria de produtos médicos também tem inúmeras conexões indiretas com três atividades adicionais: seleção de formulários, educação médica e atendimento clínico. Não foi encontrada a documentação que comprova que as empresas participam diretamente dessas atividades. No entanto, elas mantêm amplos vínculos com as partes que participam dessas atividades. Por exemplo, indivíduos e organizações com vínculos com a indústria de produtos médicos geralmente participam de formulários de tomada de decisão, atividades educacionais ou atendimento ao paciente.

Da mesma forma, as ligações entre as atividades oferecem às empresas laços indiretos em todo o ecossistema de saúde: a pesquisa informa o desenvolvimento de diretrizes, seleção de formulários e educação profissional de saúde. A atividade de atendimento clínico é única: representando a interseção entre pacientes e prescritores, é moldada por todas as outras atividades e é o alvo final do interesse da indústria.

Revisão do escopo

A busca na literatura resultou em 2.457 citações, após eliminação de duplicatas. Na triagem dos títulos ou resumos e avaliação do texto completo para elegibilidade, foram incluídos 538 artigos para abstração e síntese de dados. Os artigos foram publicados entre 1980 e 2019, sendo metade deles publicados após 2012. As publicações abrangeram 37 países, sendo 348 (65%) baseados nos Estados Unidos e 190 (35%) em outras regiões geográficas.

Dos artigos, 451 (84%) eram estudos de pesquisa revisados ​​por pares. No geral, 498 (93%) examinaram empresas farmacêuticas, 162 (30%) estudaram as indústrias de dispositivos médicos e biotecnologia e 22 (4%) incluíram as três categorias. Notavelmente, 501 artigos nesta análise documentaram transações financeiras (93%), dos quais 158 (29%) mostraram vínculos não financeiros.

As partes mais frequentemente identificadas foram dentro das profissões da área de Saúde. Profissionais individuais foram descritos em 422 (78%) dos estudos, prescritores em 65 (12%), faculdades de medicina em 34 (6%) e sociedades profissionais em 31 (6%). Todas as outras partes apareceram em menos de 5% dos estudos incluídos.

Os laços partidários da indústria de produtos médicos apareceram pela primeira vez na literatura em 1980; no entanto, esta revisão de escopo encontrou citações recentes (2018 ou posterior) para vínculos com todas as partes, exceto pagadores e empresas de educação médica (a documentação mais recente data de 2010 e 2008, respectivamente).

No total, 303 (56%) das publicações documentaram os vínculos da indústria de produtos médicos com a pesquisa, com cuidados clínicos e educação profissional de saúde aparecendo com menos frequência: 156 (29%) e 145 (27%), respectivamente. Os vínculos com o desenvolvimento de diretrizes e seleção de formulários apareceram em 33 (6%) e oito (1%) publicações, respectivamente.

Embora esses vínculos de atividades tenham aparecido na literatura já em 1980, esta revisão de escopo também identificou citações datadas de 2018 ou posterior para todas as atividades.

Fiscalização e transparência

Para os vínculos diretos da indústria de produtos médicos com partes e atividades, foi documentada a presença ou ausência de supervisão de conflito de interesses e dados públicos, conforme descoberto por esta revisão de escopo ou documentado no MediSpend Legislative Watch.

As políticas para vínculos com a indústria de produtos médicos são difundidas entre profissionais e organizações de saúde, com vários órgãos nacionais e internacionais promulgando padrões para gerenciar tais intercâmbios. Poucos, no entanto, lidam substancialmente com laços não financeiros.

Os partidos governamentais estão sujeitos a várias políticas federais, estaduais e locais. As comunicações da indústria de produtos médicos aos pacientes são regulamentadas pelo governo federal nos Estados Unidos e na Nova Zelândia e mais restritas em outros lugares, mas nenhuma diretriz ou política estabelecida parece lidar com incentivos financeiros das empresas aos pacientes (por exemplo, cupons de desconto). Da mesma forma, não foi encontrada uma supervisão de conflito de interesses para trocas da indústria de produtos médicos com organizações sem fins lucrativos ou agentes da cadeia de suprimentos.

As bases de dados públicas estão longe de ser universais, e as que foram identificadas tratam exclusivamente de transações financeiras. Por exemplo, nos Estados Unidos, o Open Payments torna transparente a maioria, mas não todos os pagamentos da indústria de produtos médicos para hospitais de ensino e alguns prescritores (médicos e dentistas, com a coleta de dados expandindo em 2021 para incluir médicos assistentes, enfermeiros, especialistas em enfermagem clínica, enfermeiras anestesistas certificadas e assistentes anestesiologistas). Já o Open Secrets e o FollowTheMoney rastreiam as contribuições das empresas para campanhas políticas de candidatos e funcionários estaduais e federais.

Na Europa, Reino Unido, Austrália e em outros lugares, os sistemas de relatórios públicos fornecem vários graus de transparência nos pagamentos da indústria de produtos médicos para diversos prescritores e profissionais individuais (em alguns casos, incluindo médicos assistentes, enfermeiros e outros), organizações de prestação de cuidados, escolas profissionais de saúde, sociedades profissionais, fundações e organizações de advocacia.

Não foram encontradas fontes de transparência para vínculos da indústria de produtos médicos com reguladores, agências de saúde pública, pagadores, agentes de compra e distribuição ou periódicos.

Discussão

(Imagem: iStock)

Foram realizados uma extensa revisão de escopo e entrevistados especialistas para documentar uma grande rede de vínculos do setor de produtos médicos com atividades em partes do ecossistema de saúde. As indústrias farmacêutica, de dispositivos médicos e de biotecnologia estabeleceram vários laços com entidades sem fins lucrativos, profissionais de saúde, cadeia de suprimentos de mercado e governo. Além do atendimento clínico, as atividades críticas da rede incluem pesquisa, educação de profissionais de saúde, desenvolvimento de diretrizes e seleção de formulários.

Os pesquisadores também descobriram que existe supervisão de conflito de interesses em alguns laços financeiros e não financeiros entre a indústria de produtos médicos e outras partes do ecossistema de saúde, com potenciais falhas de regulamentação nessas interações. Além disso, as fontes de dados públicos raramente descrevem ou quantificam esses vínculos.

Essa falta de supervisão e transparência de conflito de interesses observada oferece amplas oportunidades para os laços da indústria de produtos médicos influenciarem potencialmente diversas atividades clínicas e, em última análise, o atendimento ao paciente, sem o conhecimento do público. Esforços de todas as partes são urgentemente necessários para lidar com essas lacunas para proteger o atendimento ao paciente do viés comercial e preservar a confiança do público.

Implicações

(Imagem: iStock)

Este mapeamento ilustra as maneiras pelas quais a influência da indústria de produtos médicos pode fluir através de uma rede complexa para alcançar o atendimento clínico e impactar os pacientes. As empresas mantêm vínculos diretos com todas as partes e algumas atividades; esses laços diretos se estendem potencialmente por meio de inter-relações entre partes e atividades.

A influência da indústria pode se acumular ou amplificar à medida que percorre vários caminhos para alcançar o atendimento clínico de maneiras que podem ser completamente opacas para médicos e pacientes, mas os laços indiretos e os efeitos cumulativos desses laços raramente são examinados na literatura. Os vínculos financeiros diretos da indústria de produtos médicos com os médicos são conhecidos por influenciar a prescrição e outras atividades nas quais a indústria participa. Este mapeamento ilustra como a avaliação de vínculos setoriais individuais pode subestimar as rotas e a magnitude da influência potencial.

As descobertas desta revisão de escopo ilustram a amplitude dos laços da indústria de produtos médicos com o ecossistema de saúde, com estudos de 37 países em seis continentes — documentando o grande escopo e diversidade de metas da indústria em todo o mundo. Ao mesmo tempo, os achados do presente estudo destacam o foco exagerado da literatura nos profissionais da Saúde, especialmente em profissionais individuais e prescritores.

Essa ênfase pode resultar da relativa disponibilidade desses dados por meio de pagamentos abertos e outras fontes públicas. Ao compilar e mapear toda a rede de alcance da indústria de produtos médicos em todo o ecossistema de saúde, os autores descreveram as maneiras pelas quais a influência potencial se move muito além das esferas de profissionais e prescritores individuais.

Exemplos recentes ilustram o poder e as implicações dos laços complexos que expomos. Este estudo detalha como os fabricantes de opioides forneceram financiamento e outros ativos para prescritores, pacientes, funcionários públicos, organizações de defesa e outras partes da saúde, que, por sua vez, pressionaram os reguladores e agências de saúde pública a anular ou minar as diretrizes e regulamentações relacionadas aos opioides.

Além disso, os pesquisadores não encontraram evidências de que as atividades da indústria de produtos médicos em torno dos opioides fossem discrepantes das práticas rotineiras da empresa. Análises de casos anteriores de danos ao consumidor relacionados à promoção da indústria de produtos médicos, como com o medicamento Vioxx (rofecoxib, produzido pela Merk) e o medicamento para perda de peso fenfluramina-fenteramina (da American Home Products), mostraram uma estratégia semelhante e multifacetada de alcance a várias partes, culminando em danos graves ao paciente.

Muitos exemplos adicionais de danos causados ​​por produtos promovidos pela indústria provavelmente não foram reconhecidos ou atribuídos às atividades das empresas de produtos médicos. Tais danos permanecem inexplorados, mas muitos podem ter levado a danos físicos, bem como sociais, psicológicos e outros efeitos negativos nos pacientes. Além disso, a influência da indústria de produtos médicos pode minar a equidade e a sustentabilidade da saúde, aumentando os custos para pacientes individuais e para o sistema de saúde em geral.

No contexto da erosão da confiança do paciente no sistema de saúde, elucidar os mecanismos de influência indevida é fundamental. Esta análise e o mapa dela resultante facilitarão uma melhor compreensão desses caminhos de influência potencial e podem permitir que os reguladores, bem como a comunidade de saúde, protejam melhor os pacientes e garantam a confiança do público.

Limitações

(Imagem: iStock)

Este estudo tem várias limitações. Primeiro, as descobertas aqui descritas são limitadas a vínculos com a indústria de produtos médicos conhecidos pelos especialistas consultados ou estão documentados nas literaturas acadêmica, cinzenta e leiga. Ainda podem existir laços adicionais, embora seja improvável que a estratégia de busca sistemática e duplicada e o feedback de um painel internacional de especialistas utilizados neste estudo tenham perdido laços comuns ou importantes.

Em segundo lugar, não foi possível quantificar a magnitude da influência da indústria de produtos médicos ao longo dos caminhos no mapa resultante desta revisão de escopo. Terceiro, o presente estudo não documenta o viés real, mas os caminhos para a influência potencial em todo o sistema.

Quarto, esta revisão de escopo incluiu evidências mais antigas que podem não refletir as práticas atuais; no entanto, metade dos artigos incluídos foram publicados após 2012, e os vínculos da indústria de produtos médicos com quase todas as partes e atividades têm documentação ainda mais recente, portanto, o corpo de evidências provavelmente permanece relevante.

Por fim, esta revisão pode ter perdido algumas políticas de conflito de interesses e fontes de dados publicamente disponíveis porque os autores deste estudo se concentraram em vínculos, embora tenham complementado a pesquisa com consultas ao MediSpend Legislative Watch. Mais pesquisas são necessárias para explorar essas questões.

Conclusões

A indústria de produtos médicos mantém uma extensa rede de laços financeiros e não financeiros com todas as principais partes e atividades da área de saúde. Esta rede parece ser principalmente desregulada e opaca. Embora a indústria de produtos médicos seja um parceiro fundamental no avanço da saúde, as empresas também devem trabalhar para maximizar os lucros como parte da responsabilidade fiduciária para com os acionistas ou proprietários e, assim, usar todos os meios disponíveis para promover os produtos.

Com a ausência de supervisão efetiva de conflito de interesses, tal promoção pode, em última análise, ameaçar a integridade, equidade e sustentabilidade dos sistemas de saúde e impactar individualmente os pacientes. Portanto, cabe a outras partes importantes — incluindo os profissionais da saúde e os formuladores de políticas — gerenciar efetivamente a influência comercial, proteger a segurança do paciente e garantir a confiança do público.

Esta é uma tradução livre a partir do artigo “Mapping conflict of interests: scoping review”, publicado originalmente no British Medical Journal (BMJ).

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.