JAMA: substituição de aspirina por varfarina mostra eficácia no tratamento de fibrilação atrial
Um artigo publicado no JAMA Network Open sugere que a varfarina pode ser uma opção mais eficaz e segura que a aspirina no tratamento da fibrilação atrial ou do tromboembolismo venoso. Além disso, a mudança de fármacos pode diminuir os desfechos hemorrágicos associados ao ácido acetilsalicílico.
O estudo foi realizado com mais de 6 mil pessoas que estavam tomando varfarina para uma das duas condições sem uma indicação óbvia para uso concomitante de aspirina concomitante. Os pacientes passaram por acompanhamento durante nove anos; durante esse período, os pesquisadores observaram que a redução do uso de aspirina também reduziu desfechos hemorrágicos e eventos trombóticos.
O período pré-intervenção, 24 meses antes, revelou um declínio marginal no uso de aspirina do uso médio inicial de 29,4% para 27,1%. Com um uso médio de 15,7%, houve uma redução mais rápida no uso do medicamento. O número de eventos hemorrágicos graves por mês diminuiu de 0,31% para 0,21%. Nas análises adicionais, a redução do uso de aspirina foi associada a uma queda na proporção média de incidentes de sangramento (de 2,3% para 1,5%) ou hemorragia (0,31% vs 0,25%).
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.