JAMA: dapagliflozina reduz ácido úrico em quadros de insuficiência cardíaca
A dapagliflozina — um medicamento inibidor de gliflozinas e, por isso, muito usado no controle do diabetes tipo 2 — mostrou benefícios em pacientes com insuficiência cardíaca independente do surgimento de gota, como a redução dos níveis de ácido úrico. É o que sugere um estudo publicado na última quarta-feira (22) no JAMA Cardiology, um periódico da American Medical Association.
Os pesquisadores usaram dados de mais de 11 mil voluntários que participaram de dois ensaios clínicos randomizados de fase 3 conduzidos em 26 países. As intervenções incluíram a adição de 10 miligramas de dapagliflozina uma vez ao dia ou placebo à terapia padrão, tendo a insuficiência cardíaca ou morte cardiovascular como desfechos primários.
Comparado ao placebo, a dapagliflozina reduziu em 95% o risco do desfecho primário tanto em pacientes com histórico de gota quanto os sem. Como a gota é comum em quadros de insuficiência cardíaca, os autores do estudo avaliaram se o medicamento tem efeito sobre a comorbidade: os resultados mostraram uma queda 57% na necessidade de um agente redutor de ácido úrico e de 46% para o uso da colchicina.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.