Dot.lib

Técnica foi testada no Complexo de Marlim, no estado do Rio de Janeiro, e mostrou ser crucial para a indústria brasileira de gás e petróleo (imagem: Canva). Técnica foi testada no Complexo de Marlim, no estado do Rio de Janeiro, e mostrou ser crucial para a indústria brasileira de gás e petróleo (imagem: Canva).
Geological Society: modelagem de rochas carbonáticas impulsiona exploração de pré-sal no Brasil
  • Notícia
  • Ciências Exatas e da Terra, Tecnologia
  • 30/05/2023
  • DotLib, Gás, Geologia, Petróleo, Pré-sal, Rochas carbonáticas, The Geological Society of London

Pesquisadores brasileiros realizaram um estudo no Complexo de Marlim, na Bacia de Campos (Rio de Janeiro), que destaca a importância da modelagem de rochas carbonáticas para a exploração do pré-sal na região. Por meio da modelagem de interpretação sísmica 3D, os cientistas identificaram várias estruturas salinas relacionadas à halocinese, revelando um ambiente estrutural complexo que afeta a distribuição das velocidades sísmicas. É o que mostra um artigo publicado no Petroleum Geoscience, periódico integrante da Lyell Collection e publicado por The Geological Society of London.

As rochas carbonáticas em formato de jangadas, presentes na plataforma carbonática e nos sedimentos siliciclásticos, foram analisadas em relação à sua geometria, composição de sequência e espessura. Os resultados mostraram que a organização estratigráfica dentro das “jangadas” é o principal controle para a distribuição de velocidade, enquanto o gradiente de profundidade desempenha um papel secundário. A incerteza na caracterização da velocidade das “jangadas” resultou em variações de até 40% do volume de rocha em regiões distantes da informação do poço.

Com base nesses achados, os pesquisadores ressaltam a necessidade de considerar a modelagem de “jangadas” carbonáticas ao construir modelos de velocidade em regiões tectônicas de jangada na Bacia de Campos. O impacto dessas estruturas na posição dos reservatórios do pré-sal e na avaliação da incerteza volumétrica é crucial para projetos de exploração e produção, destacando a importância de uma abordagem mais precisa e robusta na indústria de petróleo e gás.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.