Formação rochosa na Europa revela pistas de uma das maiores “eras do gelo” na Terra
Uma formação rochosa que se estende da Escócia até a Irlanda pode conter pistas significativas sobre o período da “Terra bola de neve”, no qual o planeta esteve quase totalmente coberto por gelo. É o que sugere um estudo publicado recentemente no Journal of The Geological Society of London e realizado por pesquisadores da University College London (UCL). A equipe analisou a Formação Port Askaig, cujas camadas rochosas remontam a eventos geológicos de centenas de milhões de anos atrás.
Eles descobriram que essas estruturas geológicas de até 1,1 km de espessura datam da glaciação Sturtiana, ocorrida entre 720 e 662 milhões de anos. Segundo o professor de Ciências da Terra da UCL, Graham Shields, “essas rochas registram uma época em que a Terra estava coberta de gelo”, e essa glaciação profunda foi crucial para o surgimento da vida multicelular complexa. Na ilha de Garvellachs, os cientistas documentaram a transição do clima marinho e tropical para um ambiente semelhante à tundra ártica, evidências raramente preservadas em outras partes do mundo.
A análise também revelou que o degelo que se seguiu foi um evento relativamente rápido, impulsionado pelo efeito albedo — quando a Terra sofre desvios em sua rota e passa a refletir a radiação solar de volta para a atmosfera. As formas de vida que sobreviveram a esse processo extremo foram ancestrais diretos dos primeiros animais multicelulares, identificados pelos fósseis que surgiram após o degelo. A pesquisa, baseada em amostras de zircão datadas em mais de 60 milhões de anos, considera essa formação geológica uma das mais representativas do início do Período Criogeniano.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.