Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estudo sugere que a reinfecção por COVID-19 pode ser mais grave do que a primeira contaminação pelo vírus
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 29/12/2020
  • COVID19, Fiocruz

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegaram à conclusão de que uma reinfecção pelo vírus SARS-CoV 2, não é apenas possível, como pode gerar um quadro mais grave. O estudo divulgado afirma que a resposta de defesa do organismo a casos brandos, ou assintomáticos, de COVID-19 pode não ser suficiente para prevenir uma nova infecção mais severa.

Segundo o médico infectologista Lauro Ferreira Pinto, este trabalho da Fiocruz comprova o que vem sendo relatado cientificamente, uma vez que já existem estudos semelhantes conduzidos em outros países: “Existe um estudo publicado pelo grupo de Oxford no dia 23 no New England Journal of Medicine, que é a mais importante revista médica americana, em que foram acompanhados 12 mil profissionais de saúde por um período de 6 meses. A pesquisa mostrou algumas coisas e uma delas é positiva: a reinfecção não é comum e é importante falar sobre isso para não apavorar as pessoas”.

Já de acordo com a consultora da Organização Mundial de Saúde (OMS) e professora da UFES Ethel Maciel, não há um consenso ainda sobre os efeitos de uma segunda infecção por COVID-19, ainda que pesquisas demonstrem que a memória imunológica parece durar entre 6 e 8 meses.

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.