Estudo aponta queda nas internações em SP por doenças cardiovasculares e câncer durante a pandemia
Pesquisadores brasileiros desenvolveram um estudo para avaliar o impacto da pandemia nas internações hospitalares por doenças não transmissíveis (DNTs) na cidade de São Paulo, entre janeiro e junho de 2020, em comparação com os períodos correspondentes nos 3 anos anteriores. Todos os resultados foram descritos e publicados nesta segunda-feira (8) no periódico Jama Network Open.
De acordo com a pesquisa, o número de internações por doenças cardiovasculares caiu 38% em junho de 2020, em comparação a janeiro do mesmo ano. Além disso, no mesmo período, foram produzidas quedas nas internações por doenças musculoesqueléticas (68%); condições metabólicas (44%); e câncer (35%).
Os resultados mostraram ainda que, durante uma pandemia, há certa resistência das pessoas em serem internadas por outros problemas de saúde que não a COVID-19. Os autores ressaltaram que as medidas de distanciamento social e físico, e o medo de infecção por síndrome respiratória aguda grave por Sars-CoV-2 podem estar associadas à redução de internações.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.