Dot.lib

Entenda como a Ciência se tornou uma aliada da Agricultura na preservação ambiental, no combate à fome e ao desperdício (imagem: Canva). Entenda como a Ciência se tornou uma aliada da Agricultura na preservação ambiental, no combate à fome e ao desperdício (imagem: Canva).
Crop Science: o que é e seu papel na segurança alimentar
  • Artigo
  • Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra
  • 27/01/2023
  • Agricultura, Agronomia, CABI, Ciências Agrárias, Crop Science, DotLib

Acredita-se que a agricultura tenha surgido no período neolítico, há mais de 12 mil anos. Desde então, a humanidade vem desenvolvendo técnicas de cultivo dos mais variados tipos, em diferentes lugares e condições ambientais. Ao aprimorar essas práticas, a população mundial conseguiu sobreviver, e chegar a 8 bilhões de pessoas. 

Além disso, as pessoas puderam se dedicar a outras atividades e ocupações fundamentais na formação de sociedades e nações. Mas com o aumento populacional e o desgaste das terras, a demanda por alimento se tornou um desafio.

A criação de máquinas durante a Revolução Industrial, no século XVIII,  mecanizou as práticas agrícolas, tornando possível a produção em larga escala. A invenção de equipamentos, ferramentas e técnicas que tornavam o cultivo e a manutenção das plantações menos trabalhosos foi só o começo.

Após a invenção da impressão, os dados agrícolas passaram a serem registrados por escrito e se tornaram a base para o estudo científico. Uma vez submetidos aos experimentos científicos, esses dados se tornaram informações fundamentais para a modernização da Agricultura. Assim, o que existia com a finalidade de subsistência humana, passou a ser uma área fértil para os negócios e para a Ciência.

O que é Crop Science

Cientista analisando uma planta e seus frutos

Imagem: Canva.

A Crop Science, ou Ciência da Colheita, é um ramo das Ciências Agrárias dedicado aos estudos dos cultivos de sementes, plantas e grãos empregados na alimentação humana e animal. As pesquisas científicas giram em torno da estrutura química e biológica do solo e dos vegetais e em como a genética pode otimizar os plantios e seu respectivo tratamento, armazenamento e transporte. 

A área conta com agricultores, agrônomos, biólogos, engenheiros, geólogos, médicos veterinários, químicos e outros especialistas. A Ciência de Dados também é fundamental para a área: recursos como a CAB Abstracts, a mais abrangente base de dados com cobertura nas Ciências da Terra, Exatas e Biológicas, são diferenciais para os pesquisadores que se dedicam ao desenvolvimento e aprimoramento da Crop Science.

O que é (in)segurança alimentar

Duas mãos segurando uma porção de grãos variados

Imagem: Canva.

A “segurança alimentar” surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, quando uma das estratégias de dominação passou a incluir a tomada e o controle da cadeia de suprimento alimentar do território inimigo, especialmente quando o país não tinha recursos suficientes para o cultivo de sua base de alimentos. Com isso, ficou claro que a alimentação fazia parte da segurança e soberania nacionais.

Durante a Conferência Mundial da Alimentação realizada em 1996 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), na Itália, a “segurança alimentar” foi definida como “o acesso físico, social e econômico permanente a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais e preferências alimentares”.

Além das guerras, a insegurança alimentar pode surgir em outros contextos negativos. Um estudo sobre insegurança alimentar publicado na FAO mostrou que 55,2% das famílias no Brasil estavam sem alimentação adequada durante a pandemia de COVID-19; destas, 9% não tinham qualquer acesso a alimentação e passavam fome.

Outro fator são as mudanças climáticas que, por sua vez, são resultado de atividades humanas poluentes como a queima de combustíveis fósseis. O clima instável e o aumento da temperatura global têm causado danos ambientais e modificado a cadeia alimentar da fauna local. Com isso, as pestes se proliferaram e passaram a atacar plantios com frequência, causando perdas de mais de US$ 1,4 trilhão por ano a economia mundial.

Crop Science como aliada

Agricultor segurando um exemplar da sua colheita

Imagem: Canva.

A Ciência aplicada à Agricultura formulou um conjunto de princípios, técnicas, normas, e recomendações, que ficou conhecido como Boas Práticas Agrícolas (ou BPAs). Por elas, é possível ter alta produtividade e rendimento, evitando o desperdício de alimentos e combatendo a fome preservando o meio-ambiente. 

Entre outros pontos, as BPAs consistem em:

1) Plantio direto: é um sistema que melhora as características químicas, físicas e biológicas do solo e ajudam na sua recuperação.

2) Cultivo protegido: sistema no qual se pode controlar e padronizar a temperatura, a umidade, a irrigação e a nutrição do plantio para obter alta produtividade sem a necessidade do uso de controle químico e risco de contaminar o alimento e o solo.

3) Manejo integrado de pragas e doenças: atualmente, existem formas baseadas em evidências científicas de realizar o manejo de pragas sem comprometer o meio-ambiente, que incluem a modificação genética de sementes para que se tornem resistentes, a rotação de culturas e o controle biológico.

Tecnologias como o Pest Risk Information Service (PRISE) — um sistema de avaliações de risco com base em dados ambientais e modelos sobre ciclos de vida de pragas — também são grandes aliadas dos agricultores de todo o mundo. Em 2021, a tecnologia aumentou em 109% a produção de milho e reduziu os danos causados ​​por lagartas em 70% na África.

Sobre o CABI

Logo do CABI

Imagem: CABI / Dot.Lib.

O CABI é um centro de desenvolvimento e informação com base científica sem fins lucrativos que auxilia os agricultores de todo o mundo a produzir mais e a melhorar o rendimento das culturas, com foco nos desafios da segurança alimentar e na proteção do meio ambiente.

O banco de dados do CABI é um dos mais completos em Ciências Agrárias e cobre os seguintes temas: agricultura, meio-ambiente, ciências veterinárias, economia aplicada, ciência dos alimentos, nutrição, lazer e turismo.

Para saber mais sobre o portfólio do CABI para a sua instituição, entre em contato conosco pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.